Confraternização reuniu cerca de 40 mulheres atendidas pelo ambulatório de mastologia do Cead.
Da descoberta do câncer de mama, passando pelo tratamento até chegar à cura, as mulheres enfrentam um difícil processo. Para homenagear as mulheres que superaram a doença, a Fundação Municipal de Saúde, por meio do ambulatório de mastologia do Centro de Especialidade e Apoio Diagnóstico, promoveu atividade especial nesta quinta-feira (27), como parte da programação do Outubro Rosa.
“O câncer de mama é a principal causa de morte por câncer em mulheres no Brasil, o que chama a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce”, observa Giulia Puttomatti, presidente da Fundação de Saúde.
Além de enfatizar a importância de políticas públicas voltadas para a detecção e tratamento precoce do câncer de mama, o evento teve como objetivo homenagear as mulheres que passaram pelo tratamento e superaram a doença. “São vencedoras na luta pela vida”, frisa Giulia.
Uma destas mulheres é Raquel Terezinha Roveratti, que iniciou o tratamento em fevereiro e na quarta-feira (26) realizou sua última sessão de quimioterapia. “O sentimento é de gratidão, muita gratidão a Deus porque a doença tem tratamento”, comemora emocionada.
Como dona Raquel, cerca de 40 mulheres participaram do evento, em que puderam confraternizar e trocar experiências, transmitindo a mensagem de esperança a quem enfrenta o câncer de mama.
“Foi gratificante ouvir essas histórias de superação, força e fé, que reforçam que é possível vencer o câncer de mama”, comenta Debora Mota Tavares, que coordena o setor de Especialidades da Fundação de Saúde.
A atividade contou com apoio da Secretaria Municipal de Habitação, Fundo Social de Solidariedade, Grupo de Assistência à Criança com Câncer (Gacc), Plante Fácil e Buffet Camp Festa.