Testes de HIV são realizados nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família, além de empresas e universidades.
Primeiro de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Em Rio Claro, a data marca o início da campanha Fique Sabendo, que será realizada ao longo de todo o mês com ações preventivas e exames gratuitos para identificar o vírus HIV e casos de sífilis.
“As ações têm como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância da testagem, possibilitando assim o diagnóstico precoce da infecção e acompanhamento do paciente”, observa Giulia Puttomatti, presidente da Fundação Municipal de Saúde. A campanha também foca na prevenção e cuidados para evitar demais infecções sexualmente transmissíveis.
Os testes rápidos de HIV e sífilis serão realizados gratuitamente nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família, em horários que variam de acordo com a programação de cada unidade. É importante que o paciente entre em contato com a unidade de saúde mais próxima para realizar o teste. O resultado fica pronto em poucos minutos.
“Além das unidades de saúde, as equipes realizarão ações de orientação e testagem em diversos locais, incluindo empresas, faculdades e departamentos municipais”, comenta Vania Molke, coordenadora da atenção básica.
Caso a pessoa seja diagnosticada com HIV será encaminhada para o serviço de saúde para que possa iniciar o tratamento. “Quanto mais cedo descobrir a infecção pelo vírus, maior a possibilidade de sucesso do tratamento”, destaca Mariza Secco Clemente, que coordena o Serviço Especializado em Prevenção e Assistência para IST/Aids/Hepatites Virais (Sepa). A testagem também é fundamental para interromper a cadeia de transmissão. Atualmente, em Rio Claro, 810 pessoas com HIV realizam o tratamento no Sepa. Neste ano foram diagnosticados 42 novos casos de pacientes com HIV, sendo 27 homens e 15 mulheres. No ano passado o município registrou 72 novos casos de pessoas infectadas pelo vírus, sendo 51 homens e 21 mulheres.