Dezenas de eventos são realizados no município desde o início do mês.
Para homenagear as mulheres e promover reflexões sobre seus direitos e estimular novas políticas públicas que atendam suas demandas, o município de Rio Claro organizou ampla programação de eventos para este mês de março.
A Semana da Mulher foi aberta no dia 8, Dia Internacional da Mulher, com o tema Mulher Independente e Empregabilidade, e vai continuar prestando homenagens às mulheres até o começo de abril. São dezenas de eventos. “Devemos lembrarmo-nos de nossa ancestralidade, a força das mulheres das nossas famílias que nos trouxeram até aqui. A mulher tem papel imprescindível na sociedade. E, profissionalmente, só não é de maior destaque porque a mulher na maioria das vezes é sobrecarregada com multitarefa, o que ofusca sua performance profissional”, destaca Bruna Perissinotto, presidente do Fundo Social de Solidariedade, que participou da abertura na qual também esteve presente o prefeito Gustavo.
A Semana da Mulher é uma realização da Prefeitura, por intermédio da Assessoria dos Direitos da Mulher, e da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher, da Câmara Municipal, presidida pela vereadora Carol Gomes. “Diversos setores da sociedade estão colaborando na programação, que certamente traz a oportunidade de refletirmos sobre os problemas e soluções para que as mulheres sejam tratadas com mais respeito e igualdade”, afirma a vereadora Carol.
Programação
Sábado (11) – às 10h, Feira de Microempreendedoras, na escola Caic Brasília; 10h “Apontamentos sobre feminismo negro nas artes”, com Jussara de Paula Justino e apresentação do grupo de mulheres Ilu de Cadence, no Casarão da Cultura; às 15h, Mulheres que fazem empreendedorismo, na Rua 5 Jardim Portugal; 15h, “Chá da tarde: independência feminina e autoestima. Projeto da Rua para a Casa”, na Avenida 54, Jardim das Paineiras; às 20h, Mulheres que Cantam e Encantam – homenagem à Gal Costa, no Grupo Ginástico; às 19h, Festa do Milho, na Central de Agronegócios da Vila Martins; 19 horas arrecadação de alimentos, no Centro Cultural.
Domingo (12) – às 10h, Feira das Pretas. Workshop de tranças, oficina de escrita, oficina de turbante, conversa sobre saúde mental das mulheres negras e autocuidado, na Avenida 19 com Rua 15, Consolação; às 11h, Seresta em homenagem à mulheres na Philarmônica; às 12h, Festa do Milho, na Central de Agronegócios da Vila Martins; 14h, Mulheres que fazem empreendedorismo, na Rua 5, Jardim Portugal; 16h, A Dama e o Vagabundo – uma trupe canina, no Centro Cultural; 16h30 Projeto 4 e meia, com a Banda dos Ferroviários, no Lago Azul; 20h, Mulheres que Cantam e Encantam – homenagem à Gal Costa, no Grupo Ginástico.
Segunda-feira (13) – às 14h, Café da tarde com as mulheres da cooperativa Novo Tempo, no Jardim Guanabara; às 19h, oficina/palestra sobre empreendedorismo, Projeto da Rua para Casa, na Avenida 54, no Jardim das Paineiras.
Terça-feira (14) – às 10h, atividade de arteterapia para mulheres vítimas de traumas, com Anitha Lucchi e Rosângela Vicentina, no Cras Panorama; 14h30 atividade de arteterapia para mulheres vítimas de traumas, com Anitha Lucchi e Rosângela Vicentina, no Cras Independência.
Quarta-feira (15) – às 8h, café da manhã com as mulheres da Cooperviva, na Avenida 44 com Rua 3-A; 9h, oficina de sabonetes e atendimento em saúde, no Cras Independência; às 19h30, mulheres que trabalham e suas histórias na escola, na escola Caic.
Quinta-feira (16) – às 18h, Empreendedorismo da mulher, com Gabrieli Filip, no Creas.
Sexta-feira (17) – Festival Taurus – carnes e música no Espaço Livre; às 9h, saúde mental feminina e autocuidado, com participação da Economia Solidária, no NAM; às 19h, Especial Elis, no Centro Cultural; 19h30 lançamento do livro “Transformada”, de Sra. Magalhães, no Casarão da Cultura.
Sábado (Dia 18) – às 10h, feira de microempreendedoras, na escola Clara Freire Castelano; 9h, Mulheres empreendedoras, feira e capacitação sobre empreendedorismo feminino, com o Sebrae, no prédio da ABA Matriz; 10h, Ballet Arte e Dance, na igreja Batista do Calvário; 12h, feira afro de artesanato, na estação ferroviária; 19h30 Cine Mulher, com o filme Erin Brockovich, no Centro Cultural.
Domingo (Dia 19) – Moto Estação na estação ferroviária; às 16h30 Projeto 4 e Meia, com a banda Naftalina, no Lago Azul.
Segunda (20) – às 19h, bate-papo sobre saúde da mulher com a influencer Fabíola, no auditório Nazareno central; às 19h30, workshop de congelados e empreendedorismo, na Associação da Igreja Batista do Calvário.
Dia 21 – às 9h, workshop Descobrindo seu perfil empreendedor, com Franciele Silva; às 15h30, palestra sobre violência financeira contra as mulheres idosas, com Joelma Silva, comandante da GCM, no Grupo Ipê; às 19h30, roda de conversa “Mulheres: seus percursos na escola e no trabalho”, na escola Sylvio de Araújo; às 19h30, palestra “Violência doméstica”, na igreja Batista do Calvário.
Dia 22 – às 9h, circuito de autocuidado e feira da Economia Solidária, no NAM; às 14h, Cine Mulher, com o filme Shirley Valantine, na Philarmônica; às 19h, bate-papo sobre saúde da mulher com a influencer Fabíola, no auditório Nazareno central.
Dia 23 – às 9h, palestra sobre geração de renda em nano-empreendimentos, com as palestrantes Ilara Bela, Raquel Picelli e Franciele Silva, no NAM; às 20h, Orquestra Sinfônica de Rio Claro e Música de Interior, no Centro Cultural; às 19h30, workshop “Aproveitamento de alimentos”, na igreja Batista do Calvário.
Dia 25 – às 10h, Feira Microempreendedoras, na escola Margarida Penteado; 10h, roda de conversa “Mulher Negra: trabalho, segurança e religiosidade”, no Centro Voluntariado; 16h, teatro infantil “O Menino Maluquinho – lisonjeio ao mestre”, no Centro Cultural; às 19h30, “Uma noite no museu”, com o Especial Queen, no Museu Histórico.
Dia 27 – às 19h, Cine Mulher com o filme “Que horas ela volta”, no CEU Mãe Preta. Dia 28 – às 10h, atividade de arteterapia para mulheres vítimas de traumas, com Anitha Lucchi e Rosângela Vicentina, no Cras Panorama; às 14h, atividade de arteterapia para mulheres vítimas de traumas, com Anitha Lucchi e Rosângela Vicentina, no Cras Independência; 16h, roda de conversa “Voltar ou não ao trabalho após a chegada dos filhos? A culpa materna”, grupo Magestar, no auditório do NAM; às 18h, “Mulher, seja ouvida, solte sua voz”, dica de comunicação com a jornalista Janaína Moro, no NAM.
Dia 29 – às 9h, palestra “Retratos das mulheres nas canções brasileiras”, com Cláudia Guilherme.
Dia 30 – às 19h, stand-up com Bruna Louise, no Centro Cultural; às 19h30, bate-papo “Vestida para o trabalho”, orientações sobre vestimenta e consumo consciente.
Dia 31 – às 9h, palestra “Mulher, objeto de cama e mesa”, com Cláudia Guilherme, no Cras Panorama; às 19h, concurso musical Voz de Mulher Rio Claro, no Centro Cultural.
Dia 2 de abril – às 10h, feira de microempreendedoras e atrações musicais no Centro Rural de Ajapi. Dia 6 de abril – às 19h, XXI Concurso de Poesias, no Casarão da Cultura.