A filha do ‘eterno’ parceiro, as duplas César Menotti e Fabiano, Marcos e Belutti e João Bosco e Vinícius. Além da filha e do pai do Principe de Brotas subiram ao palco e emocionaram o público.
Milhares de pessoas acompanharam o lançamento da turnê de 40 anos de carreira do cantor Daniel, que homenageia seu companheiro João Paulo, na noite de quarta-feira (3), na Festa de Santa Cruz, que comemora o aniversário de Brotas (SP).
Durante quase três horas e com 30 músicas o ‘Príncipe de Brotas’, como é carinhosamente chamado, emocionou o público com os sucessos da antiga dupla.
Ao som de ‘Estou Apaixonado’ o sertanejo abriu a festa que contou com a participação dos cantores César Menotti & Fabiano, Marcos & Belutti, João Bosco & Vinícius, além de uma das filhas, do pai e da filha do eterno parceiro João Paulo.
“Parece que foi ontem que eu estive com o João Paulo, cantando em 85 aqui na Festa de Santa Cruz, lançando o LP. Olhando para 40 anos atrás, quando comecei com o João Paulo a gente tinha um sonho e uma certeza. Essa é uma noite pra lembrar tudo isso, agradecer, celebrar e honrar a memória desse cara, meu parceiro, e aqui eu sinto mais ele do que nunca”, disse Daniel no palco.
“A gente conseguiu! O sonho, a certeza, tem sido a minha realidade”, declarou emocionado.
Daniel também não deixou de lembrar de sua mãe que morreu há um mês. Ele dedicou a apresentação à matriarca da família e disse que ela era um exemplo.
“Ela abdicou da vida pra cuidar da família. Ela era a primeira a ajudar a escolher as músicas. O repertório de hoje ela assinou embaixo de todas [as canções]. Obrigado, mãe!”.
Homenagem ao eterno parceiro
João Paulo foi lembrado em diversas partes do show. Daniel relembrou detalhes da história da dupla e declarou que pra sempre ele será seu parceiro.
“Depois de um show em São Caetano do Sul, em 1997, a última vez que eu vi João Paulo ele estava dentro do elevador, a porta se fechou e eu fiquei. O que eu não sabia é que aquela porta fechava também um importante capítulo da minha história, um momento que ressignificou o meu olhar sobre tudo: sobre a fragilidade da vida, sobre o meu próprio destino e também sobre a música. Essa canção na verdade, depois que eu me despedi do João Paulo, passou a ter outro sentido e toda vez que eu canto ela, parece que ele está aqui do meu lado cantando. É, mas está mesmo. Meu eterno parceiro, é por você que eu canto”, disse Daniel, emocionado, ao cantar ‘Te amo cada vez mais’.
Questionado pelo g1 sobre qual música marcou durante os 40 anos de carreira, o cantor disse que são muitas, mas que nesse DVD é ‘Estou Apaixonado’.
“Essa canção é um grande marco e uma virada de página na carreira de João Paulo e Daniel. A música que nos deu a certeza absoluta que a gente estava no caminho certo”, declarou.
Participações
Durante o show, o público foi surpreendido com presenças ilustres. A primeira a dividir o palco com ‘príncipe’ foi a filha Lara. Juntos eles cantaram o sucesso ‘Que dure para sempre’.
Na sequência, César Menotti & Fabiano subiram ao palco e agitaram o público. O anfitrião recebeu elogios da dupla e se divertiu tocando violão ao lado dos ‘Menotti’.
“O Daniel não é o nosso colega de trabalho, é o nosso ídolo. A gente é fã, então é uma emoção diferente de qualquer outra participação que a gente tenha feito”, disse César.
“É um orgulho muito grande de estarmos aqui neste momento. Nós tivemos a honra de estarmos no DVD e agora no primeiro show de lançamento na terra natal de Daniel, é muito orgulho, muita alegria e marca um momento muito importante da nossa carreira”, completou Fabiano.
José Camilo foi a terceira participação da noite que já estava pra lá de emocionante. Ao lado do pai, Daniel cantou três músicas e fez questão de declarar o quanto o homem era importante pra ele, além de destacar como o pai o incentivou na música, sendo seu primeiro parceiro na boleia do caminhão.
O sucesso ‘Minha estrela perdida’ foi cantado por Daniel ao lado de Jéssica Reis, filha de João Paulo. O sertanejo revelou ao público que a canção foi escolhida pela herdeira do eterno parceiro. “Ninguém melhor do que você para representar ele”, declarou o cantor.
“Eu tenho que agradecer por essa oportunidade e pedir para que Deus continue te abençoando cada dia mais, você merece todo o sucesso do mundo. Eu só tenho que te agradecer”, disse Jéssica.
Depois, foi a vez de João Bosco & Vinícius dividir o palco com o ‘príncipe’. A dupla não escondeu o carinho, amor e admiração que tem pelo anfitrião na noite.
“Você sabe que João Paulo e Daniel é uma das maiores referências para a nossa carreira, para a nossa vida. Quando eles sugiram lá atrás, a gente ainda era menino, mas já cantávamos juntos. A gente viu uma oportunidade de poder pensar em um dia viver da música e poder trilhar o nosso trabalho. Então hoje é a realização de mais um sonho pode estar com o Daniel aqui hoje no lançamento desta turnê. Já foi a realização de um sonho participar do projeto e hoje é mais uma realização”, disse João Bosco.
“É um projeto que, é como o João falou, a gente poder estar colocando a nossa voz ainda mais junto com o Daniel em um repertório tão grande como foi a construção que eles fizeram na carreira deles. João Paulo e Daniel, acho que isso vai ficar marcado na nossa vida, para a nossa história musical. São duas grandes referências, quando a gente começou lá atrás a gente se espelhou muito no trabalho deles”, completou Vinícius.
E por último, mas não menos importante, Marcos & Belutti abrilhantaram a festa. “É um cara incrível, é um cara que cada dia que passa a gente admira mais e queira estar mais perto”, disse Belutti.
“Talvez quem não faça parte do meio artístico talvez não saiba, o Daniel é considerado no mercado artístico, não só no sertanejo, mas ele é um dos caras mais humildes do mercado inteiro e quando qualquer dupla sertaneja que está nascendo ou que já está na estrada precisa se referir à alguém como espelho ou como exemplo, é muito difícil entre os dois primeiros nomes não ter o nome do Daniel”, declarou Marcos.
Por Ana Marin e Fabio Rodrigues, g1 São Carlos e Araraquara