Uma frente fria passa pelo Sul do Brasil e atrelada a uma área de baixa pressão entre o Paraguai e oeste do Rio Grande do Sul, começa a mudar o tempo no Centro-Sul país nos próximos dias.
Chove já a partir da manhã de sábado (10) pelo estado gaúcho, e com maior frequência na Região dos Pampas e sul do Rio Grande do Sul. No decorrer da tarde, a chuva também acontece pela região das Missões, centro gaúcho e Região Metropolitana de Porto Alegre.
A intensidade da chuva poderá ser forte nestas áreas, com risco de temporais em alguns momentos e também de raios e rajadas de vento. No restante do território gaúcho, pancadas de chuva são esperadas mais ao fim do dia, mas de forma menos intensa.
Nas demais áreas do centro-sul do Brasil, o tempo segue firme e não chove neste dia.
Tempo muda em São Paulo
No domingo (11), chove do centro ao norte do Rio Grande do Sul e com chance de acumulados consideráveis no norte, no nordeste e na Serra Gaúcha.
A chuva também se espalha pelo estado de Santa Catarina, com os maiores volumes esperados para o litoral sul e o Vale do Itajaí. Já no oeste e no sul do estado, o sol volta a predominar e há possibilidade de geada na Campanha gaúcha. No Paraná, pancadas de chuva poderão ocorrer de forma forte especialmente pelo sudoeste, sul e leste paranaense no domingo (11).
O estado de São Paulo, também deverá sentir o avanço da frente fria no domingo, 11. A nebulosidade aumenta ao fim do dia em parte do sul e oeste paulista e há previsão de chuva no litoral sul e no extremo sul do estado. Assim como o sul do Mato Grosso do Sul, que poderá receber chuva a qualquer hora do dia.
Tempo firma no Rio Grande do Sul na segunda, mas chove no Mato Grosso
Na segunda-feira (12), o Rio Grande do Sul tem tempo firme em sua maioria, e há previsão de geada na Região das Missões, Pampas, centro e Campanha gaúcha. A chuva mais forte se concentra em Santa Catarina e no Paraná.
Há previsão de chuva no sudoeste, sul, oeste e noroeste do estado de São Paulo, com o avanço desta frente fria, que também levará chuva para a maioria das áreas do Mato Grosso do Sul e para o sul e sudoeste do Mato Grosso.
Fonte: Climatempo