Solenidade foi realizada na quarta-feira (27) no paço municipal.
Os novos membros do Conselho Municipal do Idoso de Rio Claro foram empossados na quarta-feira (27). Ao dar posse aos novos conselheiros o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, destacou a importância da atuação do Conselho. “A população idosa cresce a cada dia e cada vez mais precisamos trabalhar no desenvolvimento de políticas públicas para que os idosos e seus direitos sejam respeitados”, observou o prefeito, lembrando de conquistas recentes do município, como a segunda unidade do Centro Dia do Idoso e implantação do Núcleo de Orientação ao Idoso. “Os conselheiros não recebem remuneração, exercem a função em prol da cidade e prestam este importante serviço à comunidade”, lembrou o prefeito Juninho.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Paula Silveira Costa, destacou o importante papel que o conselho desempenha na garantia de direitos dos idosos. “São pessoas que trabalham para fazer a diferença, por isso o meu agradecimento aos conselheiros que encerram a gestão e votos de sucesso a quem assume agora esta importante função de fiscalizar e auxiliar o poder público no desenvolvimento de políticas públicas para esta população”, destacou Paula.
“Precisamos usar a nossa experiência para fazermos o bem, cuidar da nossa cidade e valorizar o que temos de positivo, trabalhando sempre, como temos feito, para que a nossa população, especialmente os idosos, tenham melhor qualidade de vida”, enumerou Marco Antonio Bellagamba, vice-prefeito e secretário de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário.
Qualidade de vida também foi destacada na fala da secretária do Desenvolvimento Social, Erica Belomi, que observou que “dados da Organização Mundial de Saúde apontam que até 2025 o Brasil será o sexto país no mundo em número de idosos”, chamando a atenção para o envelhecimento da população também no município. “O atendimento e cuidado das famílias estão inseridos no processo para que possamos ter quem cuide desta e das futuras gerações de idosos”, apontou a secretária Erica.
O vereador Geraldo Voluntário parabenizou os integrantes do conselho e colocou a Câmara Municipal à disposição. “Respeitar os direitos dos idosos é dever de todos”, resumiu. Também participaram da cerimônia Daniela Ferraz, secretária da Cultura, e Néia Magalhães, assessora de Políticas Públicas para os Idosos.
Entre titulares e suplentes, ao todo trinta e seis representantes compõem o Conselho, sendo 18 pessoas indicadas pelo poder público e 18 representantes da sociedade civil. “Conseguimos avançar em algumas questões e vamos continuar trabalhando para sermos ainda mais efetivos e proativos”, informou Cristiano Cassoli Rubini, que continua na presidência no Conselho em sua nova gestão. A nova diretoria tem ainda Rita Cassia Dalla Costa de Godoy Lima (vice-presidente), Taís Cristina Inforzato (primeira secretária), Sofia Claudete Rodrigues Borges (segunda secretária), Lúcia Helena Brescansin (primeira tesoureira), Rita Helena Mac Knight Manço (segunda tesoureira) e Maria José Ossick Lucke (membro suplente).
Além destes, o conselho tem como titulares: Dalila Alves Reis, Jeferson Mello Souza, Edymeia Bueno de Magalhães, Patrícia Silveira Rosa, Márcia Terezinha da Fonseca, Luciana Cristina da Motta Rodrigues, Rosiane Graziele Cristofolete, Hely Vaz Diniz, Valderez Aparecida Corrêa, Zoraide Rodrigues Neves de Camargo e Maria Izabel Dorante Carneiro.
E os suplentes: Cristiane Aparecida Gava Godoy, Rosângela de Lourdes Silva de Freitas, Carlos Cesar Zampieri Hara, Daniela Martinez Figueiredo Ferraz, Lenir Maria da Silva Lima, Ione Helena Bernardo, Airton Tavares, Paula Gabriela Franzini Boim, Sabrina Roberta Christofoletti, Larissa Lemes Paes, Roseli Aparecida Correa, Sandra Regina Müller Guadiz, Edimeia Paula Gregório, Vera Lucia Salles, Teresinha Silveira da Cruz e Adirson Correa Bueno.