O vereador Julinho Lopes (Progressistas) participou na manhã desta segunda-feira (22), no gabinete do prefeito, de reunião que anunciou as obras de reforma e ampliação do câmpus Rio Claro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, para o início de fevereiro.
A sede, em uma primeira etapa, terá aproximadamente 3.000 metros quadrados, com portaria, novo bloco administrativo, reforma e ampliação do bloco Hexágono, quadra poliesportiva, laboratórios, 17 salas de aula e será construída no antigo prédio da Unesp, na Rua 11, bairro Alto do Santana. O valor estimado da obra é de quase R$ 12 milhões, com vigência de doze meses para a entrega do câmpus.
Também participaram da reunião o diretor-geral do câmpus Rio Claro, Eduardo Antônio Modena; o prefeito, Gustavo Perissinotto; o diretor de Infraestrutura e Expansão do IFSP, Fernando César Pereira Gomes; os empresários da Construtora Carvalho Costa, Décio Aparecido Donizeth da Silva e Ermison Cláudio da Silva; o secretário municipal de Obras, Valdir de Oliveira e os professores Marcelo Camacho de Souza e Ana Veronica de Oliveira Collyer.
A instalação do IFSP em Rio Claro foi articulada pelo vereador Julinho Lopes em parceria com o deputado federal Mauricio Néves, junto ao reitor Silmário Batista dos Santos, em visita a Brasília em 2021. Em junho de 2022 foi assinado a portaria que autorizou o funcionamento do campus do IFSP em Rio Claro.