Viatura do Canil surpreende traficantes em ação evasiva, resultando na apreensão de crack, maconha e cocaína.
Na tarde da última quarta-feira, dia 24 de janeiro, a Guarda Civil de Rio Claro protagonizou uma ação de destaque no combate ao tráfico de drogas, desarticulando um esquema criminoso no Terminal Urbano. Por volta das 16:20 h, a viatura do Canil, em cumprimento de Ordem de Serviço de patrulhamento na região, avistou um homem e uma mulher cujo comportamento evasivo acendeu o alerta da equipe.
Ao perceberem a presença dos guardas, os suspeitos tentaram fugir, desencadeando um breve acompanhamento pela equipe. Durante a perseguição, a mulher, de 28 anos, foi abordada, mas o homem conseguiu escapar, tomando rumo desconhecido.
Em uma entrevista informal, a mulher admitiu portar substâncias ilícitas e entregou espontaneamente aos guardas um frasco contendo pedras que aparentavam ser crack, além de microtubos azuis contendo uma substância análoga à cocaína. Demonstrando sagacidade, os guardas continuaram a busca nas proximidades, onde encontraram uma sacola contendo mais uma quantidade considerável de substâncias semelhantes às encontradas no frasco, indicando a presença de crack e uma quantidade adicional que se assemelhava à maconha.
Diante dos fatos, a mulher recebeu voz de prisão, sendo informada de seus direitos constitucionais. Submetida a uma busca pessoal realizada por uma guarda feminina, nada de ilícito foi encontrado. A criminosa foi conduzida ao plantão policial, onde a autoridade ratificou a voz de prisão por crime de tráfico de entorpecentes, encaminhando-a ao sistema carcerário, onde permanecerá à disposição da justiça.
A operação resultou na apreensão de um total de 74 pedras aparentando ser crack, 21 porções semelhantes à maconha e 19 microtubos contendo uma substância análoga à cocaína. O sucesso da ação reflete o comprometimento da Guarda Civil de Rio Claro no combate ao tráfico de drogas e na promoção da segurança pública na cidade.