Anuncie aqui
Anuncie aqui

Operação Olhos de Lince reprova 2.560 bombas no 1º quadrimestre

Técnicos do Ipem-SP fiscalizaram 2,5 mil postos em todo o Estado; reprovação atinge 7,26% do total

No primeiro quadrimestre de 2019, de janeiro a abril, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia do Governo do Estado que tem como finalidade proteger o consumidor, fiscalizou 2.595 postos de combustíveis no Estado de São Paulo, durante a operação especial Olhos de Lince, voltada ao combate às fraudes nas bombas medidoras de combustíveis.

Anuncie aqui

Foram verificadas 37.377 unidades durante as operações especiais, das quais 2.560 (7,26% do total) foram reprovadas.

A listagem dos postos autuados (com endereços e irregularidades encontradas) está disponível neste link.

O objetivo da Olhos de Lince é identificar eventuais fraudes em bombas de combustíveis. Quando encontrados indícios de fraude, é feita apreensão e interdição das bombas e os fiscais identificam qual permissionária presta serviço naquele estabelecimento.

Após isso é feito um levantamento nas atividades realizadas por esta permissionária, não só naquele posto como também em outros. Caso seja constatada alguma irregularidade é aberto um processo administrativo propondo o descredenciamento desta permissionária. Detectada a fraude é revogada sua autorização de manutenção de bombas de combustíveis.

O material coletado é periciado em laboratório do instituto com emissão de laudo direcionado à Secretaria da Fazenda para cassação do cadastro no ICMS e também é enviado ao Ministério Público.

O posto com irregularidade tem dez dias para apresentar defesa junto ao instituto. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

A fiscalização

Diariamente, as equipes de fiscalização do Ipem-SP verificam as bombas dos postos de combustíveis dos municípios do Estado de São Paulo por meio das suas 14 regionais no interior, litoral e Grande São Paulo e mais quatro nas regiões norte, sul, leste e oeste da capital.

De janeiro a março de 2019 o Ipem-SP, durante as ações de rotina, fiscalizou 1.787 postos de combustíveis no Estado. Foram verificadas 22.963 bombas de combustíveis com 1.558 reprovações. Em 2018, os técnicos fiscalizaram 8.136 postos nessas ações e verificaram 125.379 bombas de combustíveis, das quais 7.486 foram reprovadas.

No combate às fraudes metrológicas, o Ipem-SP criou a Operação Especial Olhos de Lince em 2016. De janeiro a abril de 2019 o Ipem-SP fiscalizou 2.595 postos de combustíveis no Estado. Foram verificadas 37.377 bombas de combustíveis com 2.560 reprovações. Foram emitidos 521 autos de infração.

Em 2018 as equipes do instituto fiscalizaram, durante a operação especial, 329 postos, verificaram 4.463 bombas e reprovaram 595.

Para o Ipem-SP fechar ainda mais o cerco contra os fraudadores, a instituição integrou-se à ação do Governo do Estado, denominada “De Olho na Bomba”, que visa o combate de fraudes em combustíveis e sonegação fiscal. Também integram esta ação, Procon, Secretaria Estadual da Fazenda, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), por meio do seu escritório regional, Polícia Civil e, no caso da capital, a Prefeitura de São Paulo.

Além de autuar o estabelecimento, o Ipem-SP apura a responsabilidade da oficina encarregada da manutenção das bombas de combustíveis. Caso seja comprovada a participação da oficina na fraude, é revogada sua autorização de manutenção de bombas de combustíveis.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

Descontos em dívidas com a prefeitura terminam em uma semana

Refis oferece abatimento de até 100% nos juros e multas. Na próxima quarta-feira (10) termina o prazo para contribuintes que...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

PM apreende adolescente por violência doméstica e tentativa de estupro em...

Vítima, também adolescente, sofreu fratura nasal, dente quebrado e hematomas; caso foi registrado no Plantão Policial e apreendido permanece à disposição da Justiça. A Polícia...

Conversão Mal-Sucedida Gera Acidente e Deixa Motorista Ferida na Avenida 20

Motorista perdeu o controle ao entrar na Rua 6, bateu em veículo estacionado e provocou efeito em cadeia; moradores reclamam de recorrência de acidentes...

Ampla folha de serviços prestados marca a homenagem ao Lions Clube...

Liberdade, igualdade, ordem, nacionalismo e serviço. O Lions Clube de Rio Claro Centro, presidido por Rosana Aparecida Pereira Magri carrega sua bandeira de luta...
Anuncie aqui

Café Solidário do GACC reúne comunidade em manhã de afeto e...

Evento chega à 13ª edição com artesanato, música e campanha para montagem das Cestas de Natal das famílias assistidas.   O tradicional Café Solidário do GACC...

Acidente ocorreu no início da manhã desta quinta-feira; van tombou após o impacto e trânsito precisou ser desviado pelo acostamento. A Polícia Rodoviária Militar atendeu,...
Anuncie aqui