Por: Alina Hanssen
O processo de captação de dinheiro através de campanhas de Financiamento Coletivo (crowdfunding) consiste em disponibilizar informações sobre o um projeto numa plataforma especializada (plataforma de crowdfunding), que nada mais é que um site da internet com ferramentas de pagamento, visualização de vídeos e textos.
Deste modo, o idealizador de um projeto ou empreendedor ao criar a campanha disponibiliza informações sobre projeto que pode ser para uma empresa ou pessoal e, as pessoas interessadas em ver esse projeto desenvolvido, fazem contribuições financeiras (pagamentos.) Essas contribuições acabam sendo feitas por pessoas conhecidas do empreendedor e outras totalmente desconhecidas da sua rede de relacionamento.
Network é uma conhecida expressão que designa o nosso círculo de relações. Networking é o processo de cultivar rede, que segue alguns princípios específicos.
Em uma campanha de financiamento coletivo, as contribuições acontecem em ondas. O empreendedor ou idealizador do projeto interage, primeiramente, com seus amigos conhecidos mesmo que a divulgação da campanha seja feita por meio das redes sociais. As primeiras contribuições são de pessoas próximas do empreendedor, depois, em uma segunda onda é que começam as contribuições de amigos dos amigos do empreendedor e depois de pessoas desconhecidas.
Nesta parte em que pessoas desconhecidas começam a participar da campanha é que encontramos mais uma singularidade do financiamento coletivo: uma segunda rede de relacionamentos começa a se formar entre empreendedor e essas pessoas que até então eram desconhecidas.
O crowdfunding é uma ferramenta de captação de recursos financeiros única pois permite que o empreendedor receba muito mais do que dinheiro: recebe feedbacks; conhece pessoas interessadas em fazer o projeto se desenvolver e; acesso a potenciais consumidores. Portanto o empreendedor deve levar esses pontos em consideração ao optar por desenvolver uma campanha.
Colaboração: Alina Hassem, Administradora, especialista em Mercado Financeiro.
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