Anuncie aqui

A importância do networking para o sucesso das campanhas de crowdfunding

Por: Alina Hanssen

O processo de captação de dinheiro através de campanhas de Financiamento Coletivo (crowdfunding) consiste em disponibilizar informações sobre o um projeto numa plataforma especializada (plataforma de crowdfunding), que nada mais é que um site da internet com ferramentas de pagamento, visualização de vídeos e textos.

Deste modo, o idealizador de um projeto ou empreendedor ao criar a campanha disponibiliza informações sobre projeto que pode ser para uma empresa ou pessoal e, as pessoas interessadas em ver esse projeto desenvolvido, fazem contribuições financeiras (pagamentos.) Essas contribuições acabam sendo feitas por pessoas conhecidas do empreendedor e outras totalmente desconhecidas da sua rede de relacionamento.

Anuncie aqui

Network é uma conhecida expressão que designa o nosso círculo de relações. Networking é o processo de cultivar rede, que segue alguns princípios específicos.

Em uma campanha de financiamento coletivo, as contribuições acontecem em ondas. O empreendedor ou idealizador do projeto interage, primeiramente, com seus amigos conhecidos mesmo que a divulgação da campanha seja feita por meio das redes sociais. As primeiras contribuições são de pessoas próximas do empreendedor, depois, em uma segunda onda é que começam as contribuições de amigos dos amigos do empreendedor e depois de pessoas desconhecidas.

Nesta parte em que pessoas desconhecidas começam a participar da campanha é que encontramos mais uma singularidade do financiamento coletivo: uma segunda rede de relacionamentos começa a se formar entre empreendedor e essas pessoas que até então eram desconhecidas.

O crowdfunding é uma ferramenta de captação de recursos financeiros única pois permite que o empreendedor receba muito mais do que dinheiro: recebe feedbacks; conhece pessoas interessadas em fazer o projeto se desenvolver e; acesso a potenciais consumidores. Portanto o empreendedor deve levar esses pontos em consideração ao optar por desenvolver uma campanha.

Colaboração: Alina Hassem, Administradora, especialista em Mercado Financeiro.

Confira outros artigos da autora

PIX: uma nova forma de fazer transferências e pagamentos

Anuncie aqui

Mais artigos do autor

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Curta nossa página no Facebook

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Outros artigos

O problema é a comunicação?

No dia 17 de dezembro de 1981, durante solenidade realizada na catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, recebi o suado canudo de...

Dia dos Namorados: o amor pode durar, diz psicóloga. Veja dicas!

Psicóloga enfatiza a importância do amor e dá toques sobre como demonstrá-lo para a pessoa amada. Sem duvida a data mais romântica do ano (pelo...
Anuncie aqui

Mais notícias

Defesa Civil alerta para chuvas fortes, raios e ventos de mais de 70 km/h a partir de domingo (16) em SP

Passagem de frente fria deve provocar pancadas intensas, raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo entre domingo (16) e terça-feira (18). A Defesa Civil...

Mulher é presa por tráfico de drogas no Broa em Itirapina

Polícia Militar flagra suspeita manipulando microtubos com entorpecentes e apreende drogas, dinheiro e anotações do tráfico. Na noite de domingo (9), policiais militares da 2ª...