Anuncie aqui

Abertura de capital – empresas e investidores mais próximos

Por: Alina Hanssen

As empresas precisam de dinheiro para fazer seus investimentos de longo, esses recursos podem vir de capital próprio (lucros retidos), empréstimos com instituições financeiras como intermediárias ou por meio do mercado de capitais acessando diretamente os investidores.

Para que a empresa acesse o mercado de capitais ela precisa ser uma empresa de capital aberto e o processo de abertura de capital é chamado de Initial Public Offering (IPO). Após esse processo, a empresa pode negociar títulos mobiliários publicamente; esses títulos podem ser de dívida ou patrimonial.

Anuncie aqui

Os títulos de dívida oferecem ao investidor uma remuneração sobre o investimento. Ele receberá o capital aportado (empréstimo que ele fez para a empresa) devolvido com o acréscimo de juros em uma data futura;
Os títulos patrimoniais, como as ações, oferecem ao investidor uma participação no capital da empresa. Este, ao adquirir as ações, passa a ser um acionista da empresa e receberá dividendos. O ganho de capital acontece quando o investidor vende as suas ações a um preço superior ao preço de compra.

A empresa de capital aberto acessa mais investidores e de forma direta – sem as instituições financeiras como intermediárias na operação de crédito.

Quando a venda de títulos é feita da empresa para os investidores é chamada de oferta primária (mercado primário) e quando as negociações dos títulos são feitas entre investidores é chamada de oferta secundária (mercado secundário).
No mercado primário é quando empresa realmente capta recursos financeiros dos investidores, mas é no mercado secundário que esses investidores conseguem negociar os seus títulos. Um mercado secundário desenvolvido é importante para garantir a liquidez dos títulos, pois é deste modo que o investidor consegue vender suas ações.

Neste ano de 2020, até setembro, foram 18 IPOs e existem mais de 40 empresas com solicitação aberta para passar por esse processo.

Um mercado de capitais bem desenvolvido é uma forma das empresas acessarem investidores, diretamente. As captações de recursos financeiros são maiores, assim como o prazo de pagamento.

Colaboração: Alina Hassem, Administradora, especialista em Mercado Financeiro.

Confira outros artigos da autora

PIX: uma nova forma de fazer transferências e pagamentos

Anuncie aqui

Mais artigos do autor

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Curta nossa página no Facebook

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Outros artigos

Pode isso, Arnaldo?

Por: Willian Nagib Filho No preâmbulo da Constituição Federal consta que os representantes do povo ali reunidos instituíram um Estado Democrático, destinado a assegurar a...

A Calça Traiçoeira

Por: Priscila Assumpção Digam o que disserem, estou certa de que há roupas que conspiram contra nós. Quando você mais precisa delas, elas aprontam com...

O Sacrifício

Anuncie aqui

Mais notícias

CPP conquista decisão judicial que restabelece remuneração integral de professores da PEI

Tribunal de Justiça determina que docentes voltem a receber o valor global anterior à mudança de cálculo feita em 2022. O Centro do Professorado Paulista...

Força Tática localiza carro clonado usado em roubo e detém envolvidos em Rio Clarog

Veículo havia sido furtado em Santo André e era utilizado em crime contra loja de departamentos; dupla foi levada ao Plantão Policial. Na tarde de...