Anuncie aqui

Abertura de capital – empresas e investidores mais próximos

Por: Alina Hanssen

As empresas precisam de dinheiro para fazer seus investimentos de longo, esses recursos podem vir de capital próprio (lucros retidos), empréstimos com instituições financeiras como intermediárias ou por meio do mercado de capitais acessando diretamente os investidores.

Para que a empresa acesse o mercado de capitais ela precisa ser uma empresa de capital aberto e o processo de abertura de capital é chamado de Initial Public Offering (IPO). Após esse processo, a empresa pode negociar títulos mobiliários publicamente; esses títulos podem ser de dívida ou patrimonial.

Anuncie aqui

Os títulos de dívida oferecem ao investidor uma remuneração sobre o investimento. Ele receberá o capital aportado (empréstimo que ele fez para a empresa) devolvido com o acréscimo de juros em uma data futura;
Os títulos patrimoniais, como as ações, oferecem ao investidor uma participação no capital da empresa. Este, ao adquirir as ações, passa a ser um acionista da empresa e receberá dividendos. O ganho de capital acontece quando o investidor vende as suas ações a um preço superior ao preço de compra.

A empresa de capital aberto acessa mais investidores e de forma direta – sem as instituições financeiras como intermediárias na operação de crédito.

Quando a venda de títulos é feita da empresa para os investidores é chamada de oferta primária (mercado primário) e quando as negociações dos títulos são feitas entre investidores é chamada de oferta secundária (mercado secundário).
No mercado primário é quando empresa realmente capta recursos financeiros dos investidores, mas é no mercado secundário que esses investidores conseguem negociar os seus títulos. Um mercado secundário desenvolvido é importante para garantir a liquidez dos títulos, pois é deste modo que o investidor consegue vender suas ações.

Neste ano de 2020, até setembro, foram 18 IPOs e existem mais de 40 empresas com solicitação aberta para passar por esse processo.

Um mercado de capitais bem desenvolvido é uma forma das empresas acessarem investidores, diretamente. As captações de recursos financeiros são maiores, assim como o prazo de pagamento.

Colaboração: Alina Hassem, Administradora, especialista em Mercado Financeiro.

Confira outros artigos da autora

PIX: uma nova forma de fazer transferências e pagamentos

Anuncie aqui

Mais artigos do autor

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Curta nossa página no Facebook

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Outros artigos

Quer empreender? A importância do planejamento

Por: Alina Hassem Quando falamos de empreendedor, assimilamos a imagem mais conhecida que é a da pessoa que teve uma ideia inovadora e transformou essa...

Pandemia tecnológica

Coluna da Clarice Lispector #07 Temos visto e ouvido tanto sobre tecnologia nos últimos tempos, coisas de pandemia? Talvez! Mas fato é que a pandemia tirou...

Sombras das Sombras

Escolhas e escolhas!

A Namorada do Edu

Serpentes e Cobra

Anuncie aqui

Mais notícias

Daae finaliza interligação de adutora em rotatória no Distrito Industrial

Ação precisou ser realizada por conta da obra de duplicação da rodovia Wilson Finardi. O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro...

Procurado por Roubo é Capturado pelo 10º BAEP em Rio Claro

Ação rápida da equipe especializada resultou na prisão de um homem de 41 anos, com mandado expedido pela 2ª Vara de Execuções Criminais. Durante patrulhamento...