Anuncie aqui
Anuncie aqui

Alunos da Escola Marcelo Schmidt têm horta vertical para estudos

Horta possibilitou desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas.

Alunos que freqüentam as aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Municipal Marcelo Schmidt, em Rio Claro, passaram a utilizar uma horta vertical como laboratório vivo para atividades pedagógicas em educação ambiental.

Anuncie aqui

A opção de instalar uma horta vertical se deu para que materiais reciclados pudessem ser reutilizados e também devido à fácil replicação pela comunidade escolar, independente de espaços. A horta se constitui em vasos feitos garrafas pet fixados numa parede.

“A ideia de trabalhar com plantas com as classes de EJA II A e B se originou dos saberes dos próprios estudantes, que demonstravam ter a noção de diferentes animais como seres vivos, mas não reconheciam as plantas como tal”, explica o professor responsável pelo projeto, Igor Ganun Gardengui, que realizou as atividades nas aulas de Ciências com o apoio da professora do Atendimento Educacional Especializado, Glaucia Ferreira Dias dos Santos.

Os professores explicam que, por meio de uma metodologia que propiciou a observação de imagens, realização de experimentos diversos, pesquisa e uso de tecnologias, os alunos adquiriram habilidades e conceitos para entender que plantas são seres vivos e descobriram que respiram, se alimentam, se reproduzem, e como tais processos ocorrem.

Durante os experimentos, os estudantes trouxeram demandas de plantios, curiosos em descobrir se resultados anteriores seriam repetidos com qualquer solo e qualquer semente. Já haviam descoberto que quantidade de água, temperatura e quantidade de sol interferem no desenvolvimento.

A decisão foi então criar uma horta que possibilitasse aos estudantes pesquisar e confirmar, ou não, as hipóteses levantadas.

De acordo com o professor Gardengui, o contato dos estudantes com a terra, as plantas e hortaliças possibilitou estreitar a relação com a natureza e contribui para a conscientização sobre os impactos das suas ações no meio ecológico, desenvolvendo a capacidade do trabalho em equipe e da cooperação.

No lançamento do projeto também estiveram presentes a coordenadora de Educação Especial, Adriana Bueno Correa, o coordenador de Educação Ambiental, Edison Norberto de Andrade, e a vice-diretora da escola, Walkiria Gonçalves Reganhan.

3
anexos
• Anexos verificados pelo Gmail

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

Defesa Civil prevê risco de mais alagamentos no Rio Grande do Sul

Até agora, são 66 pessoas mortas pelas fortes chuvas. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul (RS) divulgou novo...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Casal que foi encontrado morto em carro era apaixonado por viagens...

Bianca Alves e Renato Dias voltavam de uma viagem para a Argentina quando pararam para descansar e morreram. A suspeita é que eles tenham...

Comunidade Ciclística Presta Homenagem a Kelly Stefani de Oliveira Alves, Vítima...

Grupo "Patroas na Trilha" e Amantes do Ciclismo Reúnem-se para Recordar a Vida e o Legado de Kelly em Comovente Homenagem Póstuma. A comoção e...

A Casamba promove evento filantrópico em preparação para o Carnaval 2025

Encontro especial reúne comunidade e simpatizantes em tarde de música, feijoada e solidariedade.   A sede da Escola de Samba A Casamba, em Rio Claro, foi...
Anuncie aqui

Nicole Nagib encanta em evento de lançamento de ‘Amor Platônico’ no...

A cantora rio-clarense recebeu amigos, familiares e profissionais da mídia para compartilhar seu sonho musical e apresentar seu mais recente single em uma noite...

Violência: Homem é Morto a Tiros em Bar de Rio Claro

Tiago Da Silva Batista, de 39 anos, é Vítima de Assassinato Na noite de terça-feira (30), por volta das 21h57, Tiago Da Silva Batista, 39...
Anuncie aqui