Comitiva de Rio Claro se reuniu com secretário estadual da Segurança.
A questão da segurança pública em Rio Claro foi tema de reunião na quarta-feira (12) em São Paulo. Comitiva do município solicitou ao governo paulista liberação de recursos para investir em melhorias no setor. A solicitação foi feita por meio de ofício entregue ao secretário estadual da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos.
Um dos assuntos em pauta foi a construção da nova sede do 37º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I). A prefeitura está doando área para edificação do prédio e o projeto tramita na Câmara Municipal para aprovação dos vereadores. Além da sede do batalhão, também foram apresentadas outras reivindicações de Rio Claro como ampliação do efetivo da Polícia Civil, sistema Detecta e o funcionamento 24 horas da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).
“São questões importantes que o município vem trabalhando para resolver. Vamos doar uma área bem localizada para o batalhão da PM que vai facilitar o deslocamento dos policiais e o acesso da comunidade”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, informando que o objetivo é buscar apoio do governador João Dória e do vice-governador Rodrigo Garcia para obtenção de recursos para a nova sede do batalhão da PM.
Da reunião em São Paulo também participaram o coronel Érico Hammerschmidt Júnior, comandante do CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior); tenente-coronel Luís Roberto Moreira Filho, comandante do 37º BPM/I; e os vereadores Ruggero Seron, Irander Augusto, Geraldo Voluntário, Júlio Lopes e Adriano La Torre.
Para o coronel Érico, a reunião foi muito produtiva porque foi possível expor os anseios de Rio Claro que foram bem recebidos pelo secretário estadual, que observou que algumas reivindicações não apresentam dificuldade e outras merecem estudo mais aprofundado. “Esse contato pessoal e a oportunidade de expor as necessidades de Rio Claro são muito positivos”, destaca o coronel.
O prefeito Juninho da Padaria lembra que a nova sede do batalhão da PM, DDM 24 horas e mais policiais militares para Rio Claro foram reivindicações apresentadas em ofício entregue em abril ao coronel Álvaro Camilo, secretário-executivo da Policia Militar da Segurança Pública. Dessa reunião participaram o vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba; o secretário dos Negócios Jurídicos, Rodrigo Ragghiante; e a vereadora Carol Gomes.