Campanha Bombeiro Sangue Bom é um alento no combate a escassez nos Bancos de Sangue de todo o estado.
O Banco de Sangue da Santa Casa de Rio Claro está recendo diariamente as doações do 16º Grupamento de Bombeiros, Posto de Bombeiros de Rio Claro.
Nesta sexta-feira (16) a reportagem do Cidade Azul Notícias esteve acompanhando os Bombeiros; Carlos Alessandro Barthmann, Francisco Renato Gonçalves e Cassiano Rodrigo Torres. As doações de sangue dos três bombeiros dão continuidade à Campanha Bombeiro Sangue Bom em Rio Claro.
A Campanha Bombeiro Sangue Bom foi criada em 2005. E todos os anos, é realizada em julho mês que, historicamente, as doações costumam cair em função do inverno, das férias escolares. Quando foi criada em 2005, a Corporação dos Bombeiros vivenciavam o cenário do agravamento da falta de sangue nos Hospitais em função das doenças de inverno e das inúmeras viagens de férias onde havia um grande número de acidentes muitos deles ocasionados pela neblina (cenário típico de inverno) nas estradas.
Com a Pandemia a situação se agravou aumentou a demanda em função da doença e o número de doadores foi reduzido drasticamente. Por isso os organizadores da Campanha estenderam para os meses de julho e agosto. Neste Ano a Campanha se estenderá até o final de agosto.
Banco de Doadores
Para evitar a falta de bolsas o Banco de Sangue da Santa Casa de Rio Claro trabalha com o sistema de banco de doadores. Quando os estoquem baixam a equipe da Santa Casa entra em contado com os Doadores solicitando a doação o Posto de Bombeiros de Rio Claro faz parte desse grupo de doadores e sempre colaboram param que seja equilibrado o estoque de bolsas no Hospital.
O compromisso de Salvar Vidas
O principal compromisso da Corporação do Corpo de Bombeiros é bem estar do cidadão é salvar vidas
O Bombeiros tem como lema a frase “Vidas alheias e riquezas salvar”. Na verdade esse objetivo resume a real existência da Corporação em todo o Brasil. Por isso mesmo, está presente no pensamento, gestos e em todas as ações de um bombeiro.
Segundo o Bombeiro Carlos Alessandro Barthmann; “O ato de doar Sangue demonstra amor ao próximo é uma atitude Salva Vidas. Convido toda população a participar conosco desta importante campanha. Ficaria feliz se todos, pudessem participar não somente durante a Campanha Bombeiro Sangue Bom, mas durante todo o ano. Faça seu agendamento junto ao Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro, ou ao Banco de Sangue mais próximo. Vamos juntos e abraçar essa causa onde todos seremos um Salva Vidas. Nosso objetivo além de fazer a doação é estimular a população a fazer o mesmo”, acrescenta o Bombeiro Carlos.
Já o Bombeiro Francisco Renato Gonçalves; “há 21 anos sou doador, independente da campanha eu já tenho por hábito doar sangue faço parte do grupo de Doadores da Santa Casa sempre que eles precisam estamos presentes fazendo a nossa doação. A Campanha é importante para incentivar a sociedade a fazer doação regularmente.” Disse Francisco
Outro Bombeiro participante da campanha nesta manhã Cassiano Rodrigo Torres. “É muito importante a conscientização da sociedade. Muitas vezes a única forma de salvar uma vida é existir no banco de sangue uma bolsa compatível com o tipo sanguíneo da pessoa que está necessitando. Imagina como seria o cenário se não tivesse bolsas disponíveis.” Enfatiza Cassiano
O provedor da Santa Casa de Rio Claro Danuzio Diniz reforça a importância da Campanha.
“Doação de sangue é um ato de amor e solidariedade e sabemos que podemos sempre contar com os profissionais do Corpo de Bombeiros” diz Danuzio Diniz – Provedor
Já as profissionais do Banco de Sangue pontuam que; “Sempre contamos com o apoio da equipe dos Bombeiros. Eles são nossos parceiros se fazem presentes em nosso banco, mesmo fora do período da campanha. Todos os anos, o Corpo de Bombeiros ajuda o Banco de Sangue nesse período em que os estoques costumam cair, esse apoio se torna fundamental. Somos muito gratos aos nossos bombeiros”, comenta a enfermeira do Banco de Sangue.
História da Campanha
A Campanha Bombeiro Sangue Bom foi criada em 2005 pelo Corpo de Bombeiros em parceria com a Fundação Pró-Sangue. Em todo o Estado de São Paulo, a iniciativa começa no dia 2 de julho, Dia do Bombeiro e segue até o dia 31 de agosto.
Orientação e requisitos para o doador
Estar alimentado. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;
Não ter ingerido bebidas alcoólicas e nem uso de maconha nas últimas 12 horas;
Não estar gripado, resfriado ou em processo alérgico;
Não ter tomado antibiótico nos últimos 15 dias;
Ter repousado bem na noite antes da doação;
O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
Pesar acima de 50 kg
Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
Não ter se exposto ao risco de contrair o vírus da AIDS;
Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva (micropigmentação) nos últimos 12 meses. No caso de piercing na cavidade oral e/ou na região genital, aguardar 12 meses após a retirada;
Não ter diabetes;
Não estar grávida, nem com suspeita de gestação;
Não estar amamentando, ao menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses;
Não estar acompanhado de crianças, sem acompanhante na hora da doação;
Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.
• Quem teve diagnóstico de Covid-19, precisa esperar 90 dias depois da cura da doença.
• Quem teve contato com alguém com suspeita ou com diagnóstico, tem que esperar 30 dias depois do contato com a pessoa;
• Quem está com sintomas gripais, mas ainda não foi diagnosticado, precisa esperar 30 dias, a partir do início dos sintomas.
Doação de sangue na Santa Casa – Rio Claro – SP
O Banco de Sangue da Santa Casa de Rio Claro recebe doações de 2°, 4° e 6° feiras das 07:00hs às 11:00hs. As doações necessitam de pré agendamento. Agende sua doação através do telefone: (19) 3535-7022. Endereço: Rua 2, 297, Bairro Saúde (Anexo a Santa Casa de Misericórdia).
Curiosidade sobre os Tipos sanguíneos: A, B, AB, O (e grupos compatíveis)
Os tipos de sangue são classificados de acordo com a presença ou ausência de aglutininas, também chamadas de anticorpos ou proteínas no plasma sanguíneo. Assim, o sangue pode ser classificado em 4 tipos de acordo com o sistema ABO em:
Sangue A: é um dos tipos mais comuns e contém anticorpos contra o tipo B, também chamado de anti-B, só podendo receber sangue de pessoas do tipo A ou O;
Sangue B: é um dos tipos mais raros e contém anticorpos contra o tipo A, também chamado de anti-A, só podendo receber sangue de pessoas do tipo B ou O;
Sangue AB: é um dos tipos mais raros e não possui anticorpos contra A ou B, o que significa que pode receber sangue de todos os tipos sem que haja reação;
Sangue O: é conhecido como o doador universal e é um dos tipos mais comum, possui anticorpos anti-A e anti-B, só podendo receber sangue de pessoas do tipo O, caso contrário pode a aglutinação das hemácias.
As pessoas com sangue do tipo O podem doar sangue para qualquer pessoa mas só podem receber doações de pessoas com o mesmo tipo de sangue.
Por outro lado as pessoas do tipo AB podem receber sangue de qualquer pessoa mas só podem doar para pessoas com o mesmo tipo sanguíneo.