Anuncie aqui

Bastidores da Política

Rio Claro atinge dez homicídios

Embora o noticiário policial não faça parte dos temas normalmente abordados em Bastidores da Política RC , o aumento exponencial do número de homicídios em Rio Claro já provoca dúvidas e críticas ao modelo de gestão da segurança adotado pelo novo governo municipal.

O tema deverá ser levantado na sessão da Câmara de Vereadores de amanhã, principalmente depois de atingirmos este ano um total de dez assassinatos – que podem chegar a doze diante de óbitos em investigação. Na madrugada deste domingo, dois homens foram mortos a tiros no Jardim Nova Rio Claro. Uma mulher também foi baleada, mas sobreviveu.

Além dos recordes nos crimes contra a vida, existe uma preocupação com outros delitos, conforme apontam alguns comerciantes da região central. Um deles teve a loja furtada mediante arrombamento por duas vezes em apenas três dias.

Anuncie aqui

No meio das reclamações, uma das causas apontadas de maneira recorrente para a elevação da criminalidade em Rio Claro envolve a redução do número de viaturas e do efetivo da Guarda Civil Municipal nas ruas. Outros motivos são cogitados, mas esse é praticamente unanimidade entre lojistas, moradores da periferia e até frequentadores da tradicional feira do São Benedito.

No caso dos homicídios, porém, dificilmente as forças de segurança do Município e do Estado conseguem atuar preventivamente. À exceção de crimes como feminicídio precedido de denúncias pela vítima – o que permitiria em tese uma intervenção policial cautelar – as mortes violentas são, na maioria das vezes, imprevisíveis.

Foto – Fernando Frazão/Arquivo Agência Brasil
Anuncie aqui

José Rosa Garcia

Colaborador

O colaborador é jornalista de vasta experiência. Atuou como Jornalista, chefe de redação e editor de jornais, correspondente do Jornal Estado de São Paulo e Assessor Político. Grande conhecedor da área atualmente escreve sobre politica.

Anuncie aqui

Mais artigos do autor

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Curta nossa página no Facebook

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Outros artigos

Para economista da Sicredi Dexis, arcabouço fiscal traz vantagens

Sancionado pelo presidente da República, o novo arcabouço fiscal brasileiro - Lei Complementar 200/23 – substitui o teto de gastos públicos. O sistema traz...

Termina prazo legal para ACIRC erguer nova sede

Além das dificuldades financeiras, adoção de medidas impopulares no enfrentamento da epidemia de coronavirus e todos os problemas que surgem na rotina de um...

Pra que servem os amigos

Anuncie aqui

Mais notícias

Rio Claro realizou ação contra a dengue no cemitério

Equipes do Centro de Controle de Zoonoses removeram potenciais criadores do Aedes. Equipes do Centro de Controle de Zoonoses estiveram na terça-feira (13) no cemitério...

Execução cruel: motorista de aplicativo é morto em Rio Claro e sete pessoas são presas após operação interestadual

Crime ocorreu durante tentativa de roubo; veículo seria levado para receptação em Minas Gerais. Delegacia de Investigações Gerais (DIG) atuou com apoio das polícias...