Uma empresa começa com uma ideia de produto ou serviço para atender a uma necessidade do mercado consumidor e o desenvolvimento dessa empresa passa por três fases: planejamento, teste e implementação.
A fase de planejamento é mais conceitual do que prática, mas ela é essencial para o sucesso das próximas etapas. O empreendedor deve avaliar e descrever como será o produto ou serviço que será desenvolvido, avaliar fornecedores e definir mercado (público alvo).
Na segunda fase – de teste – o empreendedor trabalha na conceitualização prática do seu empreendimento. Se este for um produto, esta é a fase de desenvolvimento do protótipo; se for uma empresa de serviços, um piloto (uma parte do que será o serviço), como por exemplo, uma escola de ensino a distância de robótica poderia ter uma versão simplificada de um curso, mas já na plataforma da empresa para testar se as funcionalidades propostas no projeto (vídeos, provas, exercícios) estão funcionando.
A terceira fase é a de implementação e agora sim, o produto ou serviço está testado. O empreendedor efetua os gastos maiores (investimentos) para o lançamento do negócio.
Todas as fases demandam capital, nas duas primeiras o capital exigido é menor, mas o risco é maior. Por conta disso, o capital próprio, de familiares e amigos são os mais utilizados.
Buscar empréstimos em instituições financeiras é uma opção para os empreendedores. O banco, após análises criteriosas de risco, pode oferecer linhas de crédito para as pessoas ou empresas e valores deverão ser devolvidos com o acréscimo de juros (principal + juros) em prazo determinado em contrato, mas essas instituições financeiras solicitam que os empreendedores ofereçam garantias reais em contrapartida aos empréstimos e é, justamente, essa a maior dificuldade para as startups.
O desenvolvimento de novos negócios tem fundamental importância para a economia do país, já que está diretamente relacionado a criação de novos empregos. Muitos projetos e empresas poderiam ser desenvolvidos se os empreendedores encontrassem formas de obter recursos financeiros acessíveis.
Ter acesso a fontes de financiamento é essencial para incentivar o empreendedorismo, além dos tradicionais empréstimos bancários, existem outras formas de captação de recursos financeiros e é sobre este tema que trataremos nos próximos artigos para auxiliar empreendedores nascentes e estabelecidos a terem uma melhor gestão das finanças da empresa.