Anuncie aqui

Captação de capital e idéias para empreender I

Uma empresa começa com uma ideia de produto ou serviço para atender a uma necessidade do mercado consumidor e o desenvolvimento dessa empresa passa por três fases: planejamento, teste e implementação.

A fase de planejamento é mais conceitual do que prática, mas ela é essencial para o sucesso das próximas etapas. O empreendedor deve avaliar e descrever como será o produto ou serviço que será desenvolvido, avaliar fornecedores e definir mercado (público alvo).

Na segunda fase – de teste – o empreendedor trabalha na conceitualização prática do seu empreendimento. Se este for um produto, esta é a fase de desenvolvimento do protótipo; se for uma empresa de serviços, um piloto (uma parte do que será o serviço), como por exemplo, uma escola de ensino a distância de robótica poderia ter uma versão simplificada de um curso, mas já na plataforma da empresa para testar se as funcionalidades propostas no projeto (vídeos, provas, exercícios) estão funcionando.

Anuncie aqui

A terceira fase é a de implementação e agora sim, o produto ou serviço está testado. O empreendedor efetua os gastos maiores (investimentos) para o lançamento do negócio.

Todas as fases demandam capital, nas duas primeiras o capital exigido é menor, mas o risco é maior. Por conta disso, o capital próprio, de familiares e amigos são os mais utilizados.

Buscar empréstimos em instituições financeiras é uma opção para os empreendedores. O banco, após análises criteriosas de risco, pode oferecer linhas de crédito para as pessoas ou empresas e valores deverão ser devolvidos com o acréscimo de juros (principal + juros) em prazo determinado em contrato, mas essas instituições financeiras solicitam que os empreendedores ofereçam garantias reais em contrapartida aos empréstimos e é, justamente, essa a maior dificuldade para as startups.

O desenvolvimento de novos negócios tem fundamental importância para a economia do país, já que está diretamente relacionado a criação de novos empregos. Muitos projetos e empresas poderiam ser desenvolvidos se os empreendedores encontrassem formas de obter recursos financeiros acessíveis.

Ter acesso a fontes de financiamento é essencial para incentivar o empreendedorismo, além dos tradicionais empréstimos bancários, existem outras formas de captação de recursos financeiros e é sobre este tema que trataremos nos próximos artigos para auxiliar empreendedores nascentes e estabelecidos a terem uma melhor gestão das finanças da empresa.

Colaboração: Alina Hassem, Administradora, especialista em Mercado Financeiro.

Anuncie aqui

Mais artigos do autor

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Curta nossa página no Facebook

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Outros artigos

Números…. ora números!

O jornal “Estadão” monitora os assassinatos na política brasileira há quase dez anos, com destaque para o aumento dos homicídios, como a eliminação do...

Nós precisamos nos tornar a mudança que queremos ver no mundo

Nós precisamos nos tornar a mudança que queremos ver no mundo. Inspiradora essa frase não?! Costumeiramente ela é vista aqui e ali em adesivos...

A Coceira da Discórdia

Primeiro Amor

Anuncie aqui

Mais notícias

Projeto Quatro e Meia no domingo tem rock em dose dupla no Lago Azul

Programação terá início mais cedo, às 16 horas. O Projeto Quatro e Meia, em Rio Claro, tem dupla atração no próximo domingo (19) e por...

Prefeitura recolhe 260 toneladas de material no Novo 1, Novo 2 e Santa Rosa

Novos mutirões serão realizados pela prefeitura nos próximos dias. Combate à dengue é um dos focos. Cerca de 260 toneladas de materiais foram recolhidos pela...