Atendimento é feito na Ouvidoria Municipal de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas.
Os carnês do IPTU 2019 de Rio Claro estão sendo entregues e os contribuintes devem ficar atentos aos dados do carnê. Quem verificar informações erradas ou desatualizadas deve procurar a prefeitura para atualizar ou corrigir os dados e, para dinamizar esse atendimento, as correções cadastrais podem ser solicitadas diretamente na Ouvidoria Municipal, que fica no paço, na Rua 3 entre as avenidas 3 e 5, Centro.
Entre as informações que frequentemente precisam ser verificadas estão: endereço de entrega do carne, uma vez que nem sempre o proprietário reside no imóvel referente ao carnê, e que consta na capa; o(s) nome(s) do(s) proprietário(s) do imóvel, que por motivos de compra e venda, por exemplo, podem estar desatualizados; e o(s) código(s) do(s) contribuinte(s), que corresponde ao CPF destes e estão na última página do carne.
“A orientação é para que todos verifiquem as informações tão logo estejam com os carnês em mãos e, se observarem discrepâncias, nos procurem o mais rápido possível”, reforça o Ouvidor Municipal, Carlos Marques. “Manter os dados corretos ajuda a evitar problemas para os contribuintes e é importante para a organização do cadastro da prefeitura”, acrescenta. A Ouvidoria fica no piso térreo do paço municipal e atende de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas.
Se o nome do proprietário/contribuinte estiver errado no carnê, é preciso comparecer à Ouvidoria levando a escritura do imóvel. Se o código do contribuinte estiver desatualizado, é preciso levar o(s) CPF(s) do(s) proprietários do imóvel. Se o erro for no endereço de entrega, basta levar o carnê do IPTU deste ano para informar o endereço correto.
A atualização de dados do IPTU faz parte de um trabalho mais amplo de adequação cadastral que a prefeitura está fazendo em diversas áreas, o que dará subsídios mais precisos para pensar e planejar o município, com o objetivo de melhor atender os cidadãos.