Familiares também participaram da atividade na sexta-feira no Centro Cultural.
A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro promoveu uma manhã diferente para as pessoas atendidas nos serviços de saúde mental e seus familiares. Foi realizada nesta sexta-feira (26) o Cine Pipoca da Saúde Mental, com a exibição do filme Divertidamente no cinema do Centro Cultural.
O evento marcou o encerramento da programação em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio. A data marca a luta dos profissionais de saúde por um tratamento mais humano às pessoas com transtorno mental.
“Nas últimas semanas foram realizadas atividades com as equipes de saúde mental e, para finalizar a programação, promovemos esta ação visando a integração entre usuários dos serviços e a comunidade”, destaca Nathalia Rodrigues, chefe do setor de saúde mental e reabilitação do município.
Na sexta-feira (19) os profissionais que atuam no setor de saúde mental participaram de debate sobre a luta antimanicomial. “Esse é um assunto de extrema relevância e aproveitamos a oportunidade para reforçar a importância do cuidado e liberdade relacionados ao tema”, acrescenta Nathalia.
A rede de atenção à saúde mental em Rio Claro conta com três centros de atenção psicossocial (Caps): o Caps III, que atende pessoas com transtornos mentais; o Caps Álcool e Drogas (Caps AD); e o Caps Infantojuvenil (IJ), que atende crianças e adolescentes. O município também conta com equipe multiprofissional de atenção especializada em saúde mental. A porta de entrada para os atendimentos são as unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família.