Rede produz mais de 80 mil unidades do produto por dia, o que corresponde a 30 milhões por ano.
Um dos alimentos mais tradicionais da história, o pão não pode faltar na mesa do brasileiro. Diariamente, são mais de 80 mil unidades do produto comercializadas pelo Covabra Supermercados, o que corresponde a 30 milhões por ano. No dia Internacional do Pão, comemorado nesta quinta-feira, 16, a rede, que tem mais de 250 profissionais atuando no setor de padaria, tem muitas histórias para contar.
O pão francês segue como o queridinho dos clientes, mas divide espaço com receitas que conquistaram novos paladares, como o Pão Francês de Tapioca, o Pão Madre, o Italiano com fermentação natural e os Pães Delícias do Campo.
“O pão francês ainda reina absoluto, mas os clientes estão cada vez mais abertos a experimentar novas texturas, sabores e ingredientes. Nosso desafio é unir saudabilidade com sabor, e é isso que buscamos diariamente em nossas padarias”, afirma Eder Mendonça, gerente de compras do Covabra.
Mais do que números, o Covabra celebra também histórias de colaboradores. Uma delas é a de Jacinto Gregório Borges, conhecido como Jacó, que há 20 anos faz parte da rede. Ele começou como pacoteiro em 2005, aos 17 anos, na unidade de Capivari. Em pouco tempo, passou por diversas funções até descobrir sua vocação na padaria. “Conheci esse setor mágico, onde com tão poucos ingredientes acontecem transformações incríveis”, relembra.

Promovido a padeiro em 2009 e, depois, a líder de padaria, Jacó hoje é Gerente Especialista do setor. “A área de pães faz parte da minha história e durante todo esse tempo o segredo ainda está na mistura de poucos ingredientes e de muita dedicação”, conta, com orgulho.
A trajetória de Jacó representa tantas outras que crescem junto com a rede. “Temos profissionais que começaram em outras funções e se tornaram referência na panificação. Alguns com mais de 20 anos de casa. São histórias que nos inspiram e mostram que, por trás de cada pão, há muito trabalho, carinho e talento”, complementa Eder. Sorte de quem adora um pãozinho!
Sobre o Covabra
Com 36 anos de história, a rede de Supermercados Covabra (Comercial Varejista Brasileira Ltda.) foi fundada em Limeira, interior de São Paulo, em 1989. Destacou-se por implantar um novo conceito de supermercado na região e por ser pioneira no uso de tecnologia com leitores ópticos em todos os seus caixas, promovendo mais eficiência e economia para os consumidores.
Desde então, a marca não parou de investir e evoluir. Em 2017, inaugurou seu primeiro Centro de Distribuição em Sumaré (SP), com 13 mil m² de área construída, otimizando a logística e garantindo um abastecimento ainda mais eficiente para suas lojas.
Comprometida com a segurança alimentar e a sustentabilidade, a rede Covabra também passou a adotar práticas alinhadas ao RAMA (Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos), criado pela ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados). O programa garante a rastreabilidade dos alimentos, monitorando aspectos como resíduos de agrotóxicos e fornecendo informações que auxiliam na seleção consciente de produtores e fornecedores.
Atualmente a rede Covabra conta com 23 lojas, até o final do ano serão 24 unidades em 12 cidades do interior paulista (Campinas, Capivari, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jundiaí, Leme, Limeira, Pedreira, Pirassununga, Rio Claro, Vinhedo e Paulínia), empregando aproximadamente 5 mil funcionários e oferecendo aos clientes uma ampla variedade de produtos, com foco na qualidade, segurança e economia.