Ações destacaram a importância do combate à violência doméstica e o apoio contínuo oferecido pela Patrulha Maria da Penha e parceiros, alcançando mulheres e idosos assistidos pelo CRAS Panorama.
Nos dias 13 e 21 de agosto, o CRAS Panorama foi palco de importantes palestras realizadas no âmbito da Campanha Agosto Lilás, promovendo o tema “Violência Doméstica”. As palestras foram ministradas pela GCMF Luciana, coordenadora da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil de Rio Claro, em parceria com Caroline Teco, mentora em gestão de negócios femininos e responsável pelo Projeto Fênix.
Voltadas para mulheres e idosos assistidos pelo CRAS, as palestras ocorreram na quadra do bairro Panorama e abordaram a violência doméstica sob diversos aspectos, com base na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006). Além de explicarem os diferentes tipos de violência, as palestrantes ressaltaram os sinais de um relacionamento abusivo, maneiras de preveni-lo e como sair dele de forma segura.
Durante as palestras, também foi destacado o trabalho crucial da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil, que não se limita a atender casos de violência contra a mulher, mas também atua na prevenção, garantindo que as vítimas não sejam novamente agredidas. O atendimento, disponível 24 horas por dia, assegura o respeito aos direitos das mulheres. A Patrulha Maria da Penha também desempenha um papel fundamental no atendimento a idosos, crianças e adolescentes vítimas de violência, em parceria com o Conselho Tutelar.
O sucesso dessas ações é resultado de uma ampla rede de parcerias, que inclui a Delegacia da Mulher, o Anexo da Violência Doméstica, os CREAS, os CRAS, o CAPS, o Fundo Social, a Casa de Acolhimento à Mulher e o Núcleo do Idoso. Um destaque especial é dado ao Projeto Fênix, coordenado por Caroline Teco, que, em conjunto com a Patrulha Maria da Penha, oferece encontros quinzenais com apoio psicológico, jurídico e encaminhamento ao mercado de trabalho. Esse trabalho busca fortalecer a autoestima das participantes e promover sua autonomia, contando com uma equipe multidisciplinar formada por psicóloga, advogado, assistente social e outros profissionais.
Com o Agosto Lilás, a Guarda Civil de Rio Claro, através da Patrulha Maria da Penha e seus parceiros, reafirma seu compromisso com a proteção das mulheres e demais vítimas de violência, fortalecendo a rede de apoio e combate a esses crimes.