Uma breve apresentação do crowdfunding -Financiamento coletivo ou captação de recursos financeiros e suas formas de recompensa.
Por: Alina Hassem
Hoje eu vou tratar de um assunto que foi o tema de pesquisa do meu mestrado na UFSCAR que é o crowdfunding ou financiamento coletivo.
O financiamento coletivo ou crowdfunding é solicitar recursos financeiros (funding) de diversas pessoas (crowd) através da internet.
Em geral, as contribuições individuais são de pequeno valor, mas a soma dessas contribuições permite que os projetos tenham os recursos financeiros necessários para serem concretizados.
Produtos, livros, peças de teatro, causas sociais, ajuda em tratamentos médicos e até mesmo empresas estão conseguindo dinheiro através do financiamento coletivo.
A dinâmica do crowdfunding é a seguinte: uma pessoa ou empresa cria uma campanha numa plataforma ou site específico de crowdfunding (dependendo do tipo de campanha, esse site precisa de uma autorização de um órgão regulador. As pessoas que se interessarem fazem contribuições para essas campanhas. A somatória de todas as contribuições viabiliza o desenvolvimento daquele projeto.
Mas o que a pessoa que contribui ganha? Depende …
Existem quatro modalidades de crowdfunding descritas atualmente, definidas de acordo com o tipo de retorno oferecido aos apoiadores dos projetos, dentre as quais: doação, recompensas, empréstimo e investimento.
No crowdfunding de doação, a pessoa contribui sem expectativa de retorno, no crowdfunding de recompensas, as vezes o próprio produto, que é resultado daquela campanha é disponibilizado como recompensa.
Nas outras duas modalidades (investimento e empréstimo), a pessoa que contribui assume o papel de investidor, no caso de investimento ele recebe uma participação da empresa e no empréstimo, ele recebe o dinheiro que ele investiu de volta acrescido de juros.
Se vocês quiserem mais informações sobre essa forma de captação de recursos que tem ajudado tanto empresas e pessoas a realizarem seus projetos, deixem o comentário que eu escrevo mais vezes sobre o assunto.
Colaboração: Alina Hassem, Administradora, especialista em Mercado Financeiro.