Estação de Tratamento ficará inativa por 6 horas nesta quinta-feira (31) para preservar os níveis de água do Ribeirão Claro.
Com o agravamento da estiagem e o aumento do consumo de água, o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro anunciou que a Estação de Tratamento de Água (ETA 1) será desligada nesta quinta-feira (31) das 9h às 15h. A ETA 1, responsável por abastecer 40% do município, será interrompida pela segunda vez em duas semanas, adotando o boletim na cor amarela para indicar o período de inatividade.
O Departamento Técnico do Daae explicou que a decisão foi tomada devido à drástica redução no nível de água do Ribeirão Claro, fonte de captação para a estação. Entre 19 e 25 de outubro, foram registrados cerca de 100 mm de chuva; no entanto, desde então, as precipitações somaram menos de 10 mm, agravando a situação dos mananciais. Além da falta de chuvas, o Daae também notou um aumento no consumo de água, relacionado às altas temperaturas, que pressionou ainda mais os níveis de captação no ribeirão.
Para informar e orientar a população, o Daae instituiu um sistema de boletins em cores, com verde indicando operação normal, amarelo significando desligamento parcial das 9h às 15h e vermelho para desligamento total das 6h às 18h. A população é orientada a adotar práticas de economia de água, evitando usos desnecessários, como lavar calçadas e veículos, sob risco de multa em casos de desperdício.
“Estamos trabalhando para garantir o abastecimento de todos os moradores de Rio Claro, mas precisamos da colaboração consciente de cada um. O uso sustentável da água é essencial neste momento crítico”, destacou um representante do Daae.
Denúncias de desperdício de água podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 0800 505 5200 da Central de Atendimento do Daae.