Anuncie aqui

Ação foi feita após grande obra de reparo no rompimento de adutora no final de semana.

O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro realizou na segunda-feira (17) o reaterro e compactação do solo na rotatória da Avenida Nossa Senhora da Saúde com a Avenida Ulysses Guimarães, em frente a uma marmoraria, após serviço emergencial de reparo de uma adutora que se rompeu no local.

Para recapear o trecho com massa asfáltica é necessário aguardar alguns dias para que o solo esteja completamente seco para eliminar qualquer risco de afundamento do asfalto após a conclusão desse serviço.

Anuncie aqui

“Pela grande quantidade de água ocasionado pelo rompimento da adutora, o solo ficou encharcado e agora é necessário que fique completamente seco para finalizarmos o serviço”, explica o superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti.

A previsão inicial da autarquia é de que, caso não chova nos próximos dias, o recapeamento seja refeito até o final dessa semana.

Trânsito

Também na segunda-feira (17) a secretaria de Mobilidade Urbana fez a sinalização de trânsito na rotatória para orientar os motoristas.

A orientação é para que os condutores redobrem a atenção ao trafegarem pelo trecho para diminuir riscos de acidentes.

Rompimento de adutora

O reaterro e compactação do solo foram feitos após o serviço de reparo emergencial no rompimento da adutora de 500 milímetros que faz a captação de água bruta do Ribeirão Claro e leva água para a ETA 1, no bairro Cidade Nova, responsável pelo abastecimento de 40% da cidade. Os outros 60% são abastecidos pela ETA 2, que fica na estrada que liga Rio Claro ao distrito de Ajapi.

A ação foi de alta complexidade e durou mais de 12 horas. Funcionários do Daae trabalharam sem parar das 10 horas de sábado (15) até a 1 hora de domingo (16) para realizar o reparo do rompimento inesperado da adutora, ocasionado por um pique de energia.

O desligamento não programado das bombas de recalque da estação resultou em um forte impacto na adutora de captação devido à contrapressão da água no momento em que as bombas foram religadas, causando o seu rompimento.

Após a conclusão do reparo da adutora, o abastecimento retornou gradativamente durante todo domingo. O Daae informa que ao restabelecer o abastecimento há um aumento temporário na pressão em alguns pontos da rede, o que pode deixar a água com um aspecto “esbranquiçado”. Neste caso, a água está apenas cheia de ar, podendo ser consumida normalmente.

São feitas descargas na rede, mas pode haver casos pontuais de cor escura na água, que devem ser relatados à Central de Atendimento do Daae, pelo telefone 0800-505-5200.

Anuncie aqui