Anuncie aqui

De Kai-Fu Lee ao ChatGPT

Kai-Fu Lee é tido como o criador da Inteligência Artificial como a conhecemos hoje.

Sua obra escrita em 2019 – e lida por muitos durante a pandemia – já alertava para as modificações que a IA traria para vida e pontuava o que viria em sequência, ao menos em tese.

Quanto ao fim de várias profissões, Kai-Fu considera que a IA só mudará a forma como trabalhamos. Na medida em que alguns postos de trabalho forem se extinguindo, outros surgirão para atender às novas necessidades.

O autor considera que máquinas, aplicativos e softwares tornarão as jornadas de trabalho menores e aumentarão a geração de renda, fazendo com que as pessoas tenham cada vez mais tempo para se dedicarem ao lazer e à família. Isso refletirá positivamente nas atividades ligadas às artes e entretenimento. Profissões com maior contato humano serão valorizadas, pois as máquinas não são capazes de sentir amor, carinho ou empatia.

Anuncie aqui

Lee pontua que a revolução completa de Inteligência Artificial envolve quatro ondas que se alimentam de diferentes tipos de dados: IA da internet e a dos negócios, remodelando o mundo digital e financeiro. A IA de percepção digitalizando o mundo físico, reconhecendo rostos, entendendo pedidos. E a IA autônoma estará por aí nos carros e drones tomando os céus e robôs inteligentes ocupando fábricas.

Sem nem mesmo terminarem a leitura agradável e pausada da incrível obra de Lee, vem a “pancada” do ChatGPT, aplicativo que nos faz perguntar: o que restará para nós humanos?
A ferramenta se enquadra numa 5ª onda, a da Inteligência Artificial generativa: escreve contos, poesias, responde sobre cálculos matemáticos, traduz, cria discursos de casamento, letras de músicas reproduzindo o artista original, cria e-mails corporativos, escreve trabalhos acadêmicos, produz atas de reuniões e assembleias, listas de organização, elabora contratos e laudos técnicos e uma infinidade de coisas que revolucionarão atividades, funções, empregos e negócios.

Para a economia doméstica descomplica termos financeiros, realiza cálculos, prepara o orçamento familiar, ajuda a buscar economias, planeja aposentadoria, evita pagamento de multas, melhora o crédito e não para.

Na sedutora área do Direito um robô advogado irá discutir multas de trânsito, negociará com fornecedores e atuará em reuniões de condomínio. A criação de instrumentos jurídicos, peças processuais e sentenças via ChatGPT é pura realidade.

Treinado com 175 bilhões de parâmetros, o sistema de IA por trás do ChatGPT também constrói currículos falsos e mensagens que imitam o estilo de escrita de pessoas notáveis. A detecção de textos criados por IA beira a impossível detecção de plágios. Aqui está a parte frustrante da coisa toda!

É preciso aprender bem para usar bem e para o bem, confiando que a inteligência natural domine e direcione a inteligência artificial.

O poder disruptivo da inteligência artificial chacoalha por demais as relações, daí porque é preciso aprender a fazer bom uso disso tudo, especialmente do ChatGPT. O mau uso da IA, em especial no mundo acadêmico, vem recebendo especial atenção.

A humanidade já assistiu a muitas inovações revolucionárias que trouxeram muita coisa ruim. Já está “escolada” e saberá criar o adequado antídoto!

Kai-Fu Lee idealiza que a revolução das máquinas tornará a todos mais humanos: máquinas, aplicativos e softwares viabilizarão um viver diferente e melhor.

Colaborador: William Nagib Filho – Advogado

Anuncie aqui

Mais artigos do autor

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Curta nossa página no Facebook

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Outros artigos

Alguns dos direitos especiais aos portadores de doenças graves e/ou incuráveis

No Brasil, os portadores de doenças graves e/ou incuráveis possuem alguns direitos especiais assegurados por várias leis. O art. 6º da Lei nº. 7.713/88, por...

As Máscaras

A minha vida era de menino irrequieto do interior. Morávamos de aluguel nos fundos de um casarão. Eram cinco casas em um quintal redondo...

Mulheres, até quando?

Antologias e Coletâneas

Anuncie aqui

Mais notícias

Combate à dengue coletar mais de 40 pneus descartados irregularmente

A ação foi realizada na sexta-feira no bairro Consolação. O Centro de Controle de Zoonoses de Rio Claro realizou na sexta-feira (9) ação preventiva à...

Fórum em Rio Claro discute exploração Sexual de crianças e adolescentes

O evento foi realizado sexta -feira, no Centro Cultural. Como parte do Maio Laranja, campanha anual realizada no Brasil dedicada a conscientizar a população sobre...