É o primeiro trecho de faixa adicional liberado ao trânsito após início das obras em meados do ano passado.
A Eixo SP Concessionária de Rodovias liberou no fim da tarde desta quinta-feira (27) seis quilômetros de terceira faixa na SP 310 – Rodovia Washington Luís, na pista sentido Interior. Trata-se do primeiro trecho de pista nova das obras que tiveram início em meados do ano passado. A faixa adicional começará no km 153, a partir da saída da SP 330 – Rodovia Anhanguera, até o km 159, na entrada de Cordeirópolis.
Nesse trecho, haverá estreitamento de pista no km 156, no encontro com a SP 348 – Rodovia Bandeirantes. Neste ponto, a via volta a ter duas faixas por cerca de 100 metros, retornando em seguida às três faixas até o km 159. A partir daí, a rodovia volta a ter duas faixas. A Eixo SP alerta aos motoristas para que redobrem a atenção à sinalização nesse trecho, devido aos estreitamentos de pista.
A liberação deste trecho é apenas o começo de um projeto mais amplo que prevê a implantação de 80 quilômetros de terceira faixa na Rodovia Washington Luís, com 40 quilômetros em cada sentido. As obras seguem em andamento, e novos trechos devem ser entregues em breve. Até o momento, cerca de 20 quilômetros de terceira faixa estão prontos, mas a liberação para o tráfego ocorrerá de forma gradual, após as adequações de segurança necessárias. O prazo para conclusão total das obras é 2027.
A expectativa é que, com a conclusão do projeto, o tráfego na região se torne mais fluido e seguro, beneficiando milhares de motoristas que circulam diariamente pela rodovia. Enquanto as obras avançam, a Eixo SP reforça a necessidade de os usuários terem cautela ao passarem pelo trecho.
O projeto conta com um investimento total de R$ 260 milhões e prevê, além da implantação das faixas adicionais, serviços de readequação estrutural, como o alargamento e o prolongamento de 36 estruturas de concreto, incluindo 18 viadutos e 20 passagens para animais.
O cronograma das obras inclui ainda a construção de um dispositivo de retorno em desnível, com rotatórias, no km 157+700. O projeto prevê também a instalação de novos sistemas de drenagem em 65 quilômetros do trecho em obras. As melhorias incluem a reformulação de canaletas, bueiros e drenos, que ajudarão a manter a rodovia em condições ideais de tráfego, mesmo nos períodos de chuvas. Além disso, será implantado um sistema de iluminação inteligente com luminárias abastecidas por energia solar em 12 quilômetros da rodovia, o que proporcionará mais segurança aos usuários durante a noite.