Alunos são da capital, São Vicente, Rio Claro, Vargem Grande do Sul e Botucatu. Se classificados, podem participar da etapa mundial do World Robot Olympiad (WRO) em Singapura.
Alunos de São Paulo viajam a Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, para participar da etapa brasileira do World Robot Olympiad (WRO) neste mês. O campeonato vai reunir jovens de 8 a 19 anos de todo o Brasil na cidade em 30 de agosto. Os vencedores poderão representar o país na etapa global que ocorre em Singapura, entre 26 e 28 de novembro.
O tema do ano é “O Futuro dos Robôs”, com 112 equipes inscritas. As disputas acontecem em duas categorias:
RoboMission – desafio prático em que as equipes constroem e programam robôs autônomos para cumprir missões em um campo de provas.
Future Innovators – voltada para projetos autorais de inovação e tecnologia, onde as equipes pesquisam e apresentam soluções criativas para o tema anual.
Dentro da categoria RoboMission, a disputa é composta pelas modalidades Elementary (estudantes de 8 a 12 anos de idade), Júnior (11 a 15 anos) e Sênior (14 a 19 anos). Os participantes de São Paulo são das cidades de São Vicente, Rio Claro, Vargem Grande do Sul, Botucatu e São Paulo capital. Serão 10 equipes de diversas escolas do estado, que terão representantes nas três modalidades.
O campeonato é organizado pela Robomind, empresa especializada em projetos curriculares e extracurriculares de educação tecnológica e robótica que já implementou projetos em mais de 1.000 escolas, do ensino infantil ao médio. A empresa conta com projetos baseados em metodologia exclusiva e parcerias globais como a marca LEGO® e Roborobo.
A etapa nacional da edição de 2024 aconteceu em Blumenau (SC), e reuniu mais de 850 participantes de oito estados do país e cerca de 5 mil pessoas em dois dias de evento. O evento classificou três equipes para a etapa mundial, que aconteceu em Izmir, na Turquia.
Sobre a Robomind
Com sede em Blumenau (SC) e presença em mais de 20 estados brasileiros, a Robomind é uma empresa especializada em educação tecnológica e robótica. Já implementou projetos em mais de 1.000 escolas e impactou mais de 300 mil estudantes, do ensino infantil ao médio. Conta com projetos baseados em metodologia exclusiva e apoio de parceiros globais como Lego e Roborobo. A empresa também conta com franquias em Portugal, México e Angola.