No sábado também haverá uma conferência de Promoção da Igualdade Racial.
Rio Claro iniciou nesta sexta-feira (16) a segunda edição do Fórum de Saúde da População Negra, no auditório do Instituto de Biologia da Unesp. A atividade prossegue neste sábado (17), a partir das 8 horas, e inclui palestras e rodas de conversa.
O fórum de debate sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e a implementação de uma política de saúde integral para a população negra. A abertura conto com a participação da vice-prefeita Maria do Carmo Guilherme; Peterson Santilli, diretor da Fundação Municipal de Saúde; Fabiana de Almeida Mota, que coordena o Comitê Técnico de Saúde da População Negra ; Anny Mary Aparecida Nunes, articuladora da atenção do DRS 10 Piracicaba; Cláudio José Von Zuben, diretor da Unesp Rio Claro; Antônio da Silva, vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde; Sheila Ventura, presidente da APROFe do estado de São Paulo; Rosivaldo Guardiano da Silva, presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra; e Maria de Lourdes da Silva.
A programação do segundo dia de atividades abordará racismo estrutural nos serviços públicos; autoaceitação; solidão da mulher negra; impacto do racismo na saúde mental da pessoa negra; e fatores que afetam a saúde mental da população negra. A programação contará também com apresentação cultural. Em seguida, das 14 às 17 horas, será realizada a pré-conferência de Promoção da Igualdade Racial. A pré-conferência tem como objetivo debater as políticas de promoção da igualdade racial no município, levantando propostas para a quinta Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
O Fórum tem apoio da Unesp, Núcleo Negro da Unesp para pesquisa e extensão, Black June Produções, Espaço Cultural Tamoyo, Feira Afro de Artesanato, Assessoria Municipal de Direitos Raciais, Unegro – União de Negras e Negros pela Igualdade.