Parte do Barracão 9 do ponto histórico foi consumida pelas chamas. Bombeiros evitaram que estrutura fosse totalmente afetada. Trecho do telhado ruiu.
Imagens revelam a destruição da parte do Barracão 9 do Engenho Central de Piracicaba (SP) atingida pelo incêndio na noite de domingo (22). O local é usado pelo programa da Movimentação Cultural, da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo (SemacTur). Ninguém se feriu, e a Defesa Civil deve avaliar a estrutura na manhã desta segunda (23).
As fotos foram cedidas pelo tenente do Corpo de Bombeiros Michel Beraldo, que comandou o combate às chamas. A corporação foi acionada às 9h pelo guarda municipal que fica no Engenho. O incêndio foi controlado em meia hora, aproximadamente.
Segundo o administrador do Engenho Central, Dermival da Silva, o programa Movimentação Cultural mantinha fantasias e outros pertences na área atingida. Há, também, computadores e uma parte de escritório que, até a noite de domingo, não se sabia se foi atingida.
“[Os bombeiros] informaram que o fogo não passou do lado onde a gente ensaia. Ficou mesmo só o foco ali do lado da Movimentação Cultural. Então o material que eles usam nas oficinas desse programa é que ficam guardados neste espaço onde o incêndio aconteceu, infelizmente”, disse João Scarpa, diretor artístico da Cia. Estável de Teatro Amador (Ceta), na noite do incêndio.

Silva afirmou que iria esperar que o Corpo de Bombeiros liberasse a entrada no local para avaliar o prejuízo. As causas do incêndio não foram confirmadas. A perícia da Polícia Científica esteve no local ainda durante a noite.
Onze bombeiros em cinco viaturas trabalharam no combate. Depois de evitar que as chamas se espalhassem, a equipe realizou o trabalho de rescaldo, que consiste em resfriar os materiais e eliminar faíscas.
O fogo ficou concentrado em um lado do barracão. Segundo o tenente dos bombeiros, a agilidade no combate garantiu que as chamas não tomassem toda a estrutura. Uma parte do telhado cedeu.
O Barracão 9 abriga uma exposição paralela do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, informou o administrador do Engenho Central. A área em que ficam as obras não foi atingida e tudo ficou preservado.

Histórico
De acordo com a prefeitura, o Engenho já foi tombado nos âmbitos municipal e estadual, e está em processo de tombamento nacional. O espaço reúne edificações dos séculos XIX e XX que já abrigaram moendas, caldeiras e armazéns para a produção e estocagem de açúcar e álcool.
Fonte: G1 Piracicaba e Região