Solenidade foi realizada na manhã de quinta-feira.
Autoridades civis e militares participaram na manhã de quinta-feira (15) da comemoração dos 29 anos da Guarda Civil Municipal de Rio Claro.
O prefeito Gustavo agradeceu o trabalho realizado pela Guarda Municipal e manifestou se entusiasmo por novos avanços no setor de segurança pública do município. “Lado a lado vamos avançar muito mais”, disse aos integrantes da GCM.
A Guarda de Rio Claro foi criada em maio de 1996 e hoje dispõe de vários setores, como o canil, o grupo de apoio motorizado, o Geduc, o centro de comunicações e o gabinete de gestão integrada.
A GCM tem também a Patrulha Maria da Penha, Patrulha Rural, Patrulha de Proteção Animal e a Patrulha Escolar.
O prefeito Gustavo lembrou que recentemente a prefeitura providenciou a contratação de novos guardas municipais ampliando o efetivo para patrulhamento no município.
O secretário municipal de Segurança e Defesa Civil, Thalison Mendes, citou os avanços conseguidos pelo setor na atual gestão municipal e destacou o empenho da corporação nos trabalhos em prol da população.
Rodrigo Servidoni, comandante da Guarda, fez um resumo dos números do último ano de trabalho que colaboraram para a queda dos índices criminais no município. O vereador Hernani Leonhardt lembrou que Rio Claro tem os setores de saúde, educação e segurança como prioridades no trabalho, sempre com o apoio da Câmara Municipal. A vice-prefeita Maria do Carmo Guilherme destacou a importância que a corporação tem no dia a dia da cidade.
Durante o evento, avião da Esquadrilha da Fumaça realizou sobrevoo em homenagem aos 29 anos da guarda rio-clarense.
Do evento também participaram os vereadores Julinho Lopes e Anadias do Espetinho, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Bruna Perissinotto, secretários municipais, Eduardo Borges da OAB Rio Claro, Pedro Zonta do Clube 21 Irmãos Amigos, Nilson Nicoletti, da Associação Comercial e Industrial de Rio Claro, major Maxwell do Grupamento do Corpo de Bombeiros e os comandantes das guardas municipais de Araraquara (Danilo Soler) e de Artur Nogueira (inspetor Fantini), o comandante de instrução do Tiro de Guerra, sargento Tércio, o secretário de segurança de Capivari, Mauro Júnior, que representou Guilherme Derrite, secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, e Juarez Moura, ex-secretário municipal de Segurança de Rio Claro.