Os Guardas Civis de Rio Claro iniciaram o treinamento para a utilização de dispositivo elétrico incapacitante. A arma não letal recém adquirida pela Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil, vem substituir a geração anterior, a qual a Guarda Civil utilizou por alguns anos, e agora passará a utilizar o modelo Spark Z 2.0, fabricado pela Condor tecnologias não letais.
Esse tipo de armamento ao ser acionado, emite pulsos elétricos que atuam sobre o sistema neuromuscular, causando desorientação, fortes contrações musculares e queda do indivíduo, permitindo a incapacitação temporária do agressor, pelo agente de segurança.
Dessa forma se aplica a força, porém com menores danos colaterais possíveis.
Armas não letais são parte da solução.
Impedir progressões de natureza violenta aplicando a força necessária para a contenção sem causar lesões permanentes ou fatalidade.
As armas não letais conferem aos agentes de segurança capacidade para empregar a força de forma progressiva, reduzindo – se as situações nas quais o uso da arma de fogo seja necessário.
Com um corpo de instrutores capacitados da própria corporação, os Guardas Civis estarão atualizando as informações teóricas, além da prática no manuseio e disparos controlados para o melhor aproveitamento no treinamento da arma não letal, que tem se mostrado que em diversas situações esse tipo de armamento é um auxiliador muito eficaz ao agente de segurança.