Alimentos são distribuídos para entidades de atendimento social.
Com produção mensal de uma tonelada por mês, a Horta Solidária de Rio Claro, implantada em 2017, tem sido um importante aliado no trabalho da prefeitura de ajudar as famílias de baixa renda. Somente na quarta e quinta-feira (27), 340 caixas de alimentos foram produzidas pelo programa da prefeitura. “Um dos principais focos de nossa administração é cuidar das pessoas, e a Horta Solidária simboliza nossa atenção e esforços pelos que mais necessitam”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que visitou o local nessa quinta-feira, no bairro Santana, em local que antes era tomado pelo lixo e entulho.
Nos dois últimos dias foram colhidos alface, almeirão, quiabo e rúcula. Foram 200 caixas na quarta e 140 na quinta-feira. A Horta Solidária, localizada na Avenida 32 com a Rua 12, no bairro Santana, produz ainda banana, goiaba, maracujá, mandioca, cebolinha, salsa, cenoura, beterraba, limão e erva-doce. Além disso, a prefeitura utiliza outra área no bairro Santana, na Udam+, onde são cultivados mandioca e milho.
A Horta Solidária também tem importante papel como oportunidade de emprego. Pessoas em situação de risco social, inclusive moradores de rua, trabalham no local por meio do programa Nova Vida, organizado pela Secretaria do Desenvolvimento Social. A horta tem o auxílio do diretor municipal Alexandre Luis Falararo, que acompanhou o prefeito Juninho na visita de quinta-feira.
O programa foi implantado pela prefeitura em parceria com a União de Amigos (Udam), Instituto Federal de Educação de São Paulo (IFSP), Instituto Viver e Conviver (IVC) e Universidade Estadual Paulista (Unesp).