Iniciativas promovem inclusão, diversidade e comunicação acessível; instituição avança na construção de um atendimento mais humanizado.
O Hospital Regional de Piracicaba (HRP-Unicamp) tem ampliado suas ações voltadas à inclusão de pessoas com deficiência (PcD), reforçando o compromisso com um atendimento cada vez mais humanizado e equitativo.
Neste mês, a instituição promoveu um evento educativo por meio da Comissão de Prevenção, Saúde e Bem-Estar, com orientações iniciais da equipe da Avistar sobre a condução segura de pessoas com deficiência visual, postura adequada e comunicação, além de uma oficina de Libras realizada em parceria com a Apaspi. Ainda neste ano, o hospital contratou 16 pessoas com deficiência para integrar o quadro de colaboradores.
Como parte desse movimento, três colaboradores do HRP-Unicamp concluíram o curso “Libras Temática – Contexto Saúde”, oferecido pela Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP – Campus Piracicaba). Ao todo, 16 profissionais da área da saúde do município participaram do curso. As aulas foram ministradas pela professora Vilma de Jesus Conceição, docente do IFSP.
Para o diretor do HRP-Unicamp, o médico cardiologista José Roberto Matos Souza, a iniciativa representa um avanço importante. “Este é mais um passo para garantir um atendimento mais humanizado e respeitoso. Ainda há muito a avançar, mas já iniciamos esse processo”, destaca
A enfermeira Gisele Delazari, uma das participantes do curso, ressalta a importância da capacitação. “Quando comecei não tinha nenhum conhecimento em Libras. Hoje, consigo compreender e me comunicar. Na área da saúde, ser compreendido faz toda a diferença durante o atendimento”, afirma.
Com ações educativas, capacitação em Libras e a ampliação da inclusão no quadro de colaboradores, o HRP-Unicamp reafirma seu compromisso na construção de um ambiente mais acessível, diverso e acolhedor para profissionais, pacientes e acompanhantes.





