Anuncie aqui

Investidores e a localização das empresas

Por: Alina Hassem

O financiamento coletivo, ou crowdfunding como é mais conhecido, é uma forma de financiar projetos e empresas. Existem quatro modalidades de crowdfunding de acordo com o retorno que é oferecido ao investidor: doação, recompensas, empréstimo e investimento.

As duas últimas modalidades têm características de investimento financeiro, pois remunera o investidor de alguma forma. No caso do crowdfunding de empréstimo, o dinheiro investido é devolvido acrescido de juros e no caso de crowdfunding de investimento, o investidor passa a ter uma participação da empresa – se fosse uma empresa de capital aberto, como o Banco Itaú ou a Natura, diríamos que o investidor adquiriu ações da empresa.

Anuncie aqui

Duas características são importantes quando pensamos em investir startups: a primeira é o investidor pode perder todo o capital investido e a segunda é que, por outro lado, algumas startups tiveram rendimentos muito superiores quando comparados a outros investimentos.

Resumidamente, investir em startups é um investimento de risco elevado, porém as empresas que são bem sucedidas, oferecem retornos sobre o investimento altos.

Na dinâmica do crowdfunding de investimento temos 3 participantes: o empreendedor, a plataforma e o investidor. O empreendedor envia para a plataforma informações sobre a empresa, contratos sociais e informações financeiras. A plataforma analisa e aprova a divulgação da campanha. Os investidores que se interessarem em investir na empresa, preenchem um cadastro e informam o valor que será investido. A plataforma envia para o cliente os contratos que devem ser assinados e devolvidos digitalmente.

As empresas que podem fazer campanhas devem ter CPNJ, faturamento inferior a R$ 10 milhões no ano anterior, não precisam ser empresas de capital aberto e podem captar até R$ 5 milhões.
Toda a análise, transação, informação, contrato são feitos no ambiente virtual, mas, apesar disso, estudos apontam que os investidores preferem investir em empresas, geograficamente, próximas do local onde eles moram e isso não é um efeito exclusivo do Brasil, assim como não é exclusivo do crowdfunding de investimento, já que encontramos os mesmos resultados em estudos feitos com outros tipos de investidores.

A explicação para isso é que o ecossistema empreendedor é mais centrado nas regiões Sudeste e Sul do Brasil e os investidores e investimentos concentrados nos grandes centros urbanos.

Colaboração: Alina Hassem, Administradora, especialista em Mercado Financeiro.

Acompanhe outros artigos da autora:

Crowdfunding

Anuncie aqui

Mais artigos do autor

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Curta nossa página no Facebook

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Outros artigos

A Árvore

A Grande Mudança

Lombada, buraco, saúde e volta às aulas em debate na Câmara

Cobranças de providências ao Poder Executivo para resolver problemas em diversas áreas marcaram a sessão ordinária desta segunda-feira (23) na Câmara Municipal de Rio...

Perspectivas (e igualdade) de gênero:

No apagar das comemorações do Mês da Mulher, importante destacar que o Judiciário começou a levar em consideração a chamada “perspectiva de gênero” em...
Anuncie aqui

Mais notícias

Chuva derruba postes e árvores no Parque do Mirante e fecha pontos turísticos em Piracicaba; veja locais afetados

Cidade registrou 15,66 milímetros de chuva em aproximadamente 1h30, de acordo com dados do pluviômetro da base da Defesa Civil. Foram registradas quedas de...

Princesa Victoria faz festa de Natal para pacientes e familiares

Evento contou com Papai Noel, música, brincadeiras e muita diversão. O Natal chegou mais cedo para os pacientes atendidos no Centro Especializado em Reabilitação (CER)...