Anuncie aqui
Anuncie aqui

Justiça de Araras aceita denúncia e padre responderá por atentado violento ao pudor contra 4 vítimas

Ministério Público entrou com o processo em dezembro de 2019. Pároco, que está suspenso de suas funções, irá responder em liberdade; defesa informou que irá contestar a denúncia.

A Justiça de Araras (SP) aceitou, na quarta-feira (11), a denúncia contra o padre Pedro Leandro Ricardo por atentado violento ao pudor contra quatro vítimas da cidade.

Anuncie aqui

Atualmente ele mora em Americana e está afastado das funções de reitor e pároco da Basílica Santo Antônio de Pádua desde janeiro de 2019. Ele também é alvo de inquéritos em mais duas cidades.

O processo corre sob segredo de justiça. O padre Leandro tem dez dias para responder à acusação por escrito. A defesa dele informou que irá constetar a denúncia durante o processo.

A Diocese de Limeira (SP) informou que ainda não foi comunicada da decisão da Justiça.

O pároco deverá responder ao processo em liberdade, mas está proibido de manter contato com as vítimas, seus familiares e testemunhas arroladas e impedido de deixar o país até o julgamento do processo, por isso terá o passaporte retido.

O descumprimento de qualquer uma das medidas impostas poderá acarretar a decretação da prisão preventiva.

O advogado do padre disse que ele pretende cumprir todas as determinações estipuladas no processo.

Denúncia

O Ministério Público ofereceu denúncia à Justiça contra o padre Pedro Leandro Ricardo em dezembro de 2019, acusando-o de ter praticado atentado violento ao pudor, com abuso da autoridade, contra quatro vítimas.

Justiça de Araras aceita denúncia contra padre por atentado violento ao pudor. — Foto: Google Maps

No documento de 11 páginas o promotor de Justiça em Araras Luiz Alberto Segalla Bevilacqua explica como o padre constrangeu uma criança e três adolescentes na cidade entre os anos de 2002 e 2005.

“É dos autos que o denunciado, padre da Igreja Católica responsável pela paróquia São Francisco de Assis, exercia autoridade moral e inegável influência sobre os membros de sua comunidade religiosa [zona leste desta Comarca]. Nessa qualidade, atraía criança e adolescentes para a função de “coroinha”, bem assim para as tarefas cotidianas da igreja, com o propósito último de satisfazer sua lascívia. Assim é que, prevalecendo-se de sua ascendência sobre as vítimas [temor reverencial], o denunciado, em diversas oportunidades, e com sucessão de vítimas, mediante violência e grave ameaça, praticou crimes [atos libidinosos] contra a dignidade sexual”, informa texto da denúncia.

O padre também é alvo de inquéritos em Americana e Limeira (SP). A Delegacia Seccional de Piracicaba informou que estas investigações prosseguem.

Fonte: G1 São Carlos e Araraquara

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

Natal Azul de Rio Claro

Por Nilson Nicoletti Há um momento especial em que a cidade muda de ritmo. As ruas parecem respirar mais fundo,...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Jovem de 21 anos morre baleado por policial após tentar fugir...

Daniel Vitor da Silva Vieira tentou fugir a pé e foi atingido no estacionamento de uma galeria comercial na madrugada deste sábado. Um jovem de...

Comércio de Rio Claro anuncia horário especial para Dezembro e programação...

ACIRC anuncia horário especial do comércio e programação do Natal Azul em Rio Claro A ACIRC – Associação Comercial e Industrial de Rio Claro, em...

Colisão com viatura da GCM termina em prisão por embriaguez ao...

Motociclista da Guarda Civil Municipal foi arremessado ao solo após motorista ignorar sinalização de parada obrigatória. Na noite de sexta-feira, 19 de dezembro de 2025,...
Anuncie aqui

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...

Noite termina em tragédia na Washington Luís: ciclista morre atropelado

Condutor relatou que não visualizou o ciclista; acidente ocorreu no trecho de Santa Gertrudes. Um ciclista morreu após ser atropelado por um automóvel na noite...
Anuncie aqui