Anuncie aqui
Anuncie aqui

Mineradora é interditada em distrito de Rio Claro e MP apura suspeita de crime ambiental

Empresa extrai argila em Ajapi para cerâmicas da região e funciona sem licença da Cetesb desde 2016. Fiscalização encontrou restos de fibra de vidro, que é altamente nocivo ao meio ambiente.

Uma mineradora foi interditada pela Secretaria de Meio Ambiente de Rio Claro (SP), na quinta-feira (18), no distrito Ajapi. O Ministério Público abriu um inquérito para investigar irregularidades na empresa Mandu, como suspeita de crime ambiental por funcionar sem licença da Cesteb.

Anuncie aqui
Interdição

A abordagem contou com apoio da Polícia Ambiental, da Guarda Civil e da Defesa Civil. A mineradora extrai argila usada como matéria prima na indústria cerâmica da região.

Mineradora foi interditada nesta quinta-feira em Rio Claro — Foto: Wilson Aiello/EPTV

“A gente vai verificar a documentação, a parte legal, a pessoa jurídica. Ele também não apresentou a licença de operação Cetesb, que tem que ser renovada anualmente e estava vencida desde 2015”, disse o fiscal da Secretaria Meio Ambiente, Alberto Merino.

O pedido de interdição foi feito pelo Ministério Público depois de um inquérito que investigou outras supostas irregularidades da mineradora.

Entre elas o uso do terreno para descarte irregular de objetos e substâncias nocivas ao meio ambiente.

Atendimento parcial de exigências

Fotos de 2018, usadas como provas no inquérito, mostram que o local era usado como uma espécie de ferro velho. Pilhas de concreto, galões velhos e óleo queimado sem os cuidados recomendados para evitar a contaminação do solo estavam entre as irregularidades.

Durante a interdição foram feitas novas imagens pela Defesa Civil e a Secretaria e mostram que pouca coisa mudou.

“Ele atendeu parcialmente, 1/3 do que foi solicitado. Só limpou 1/3 da área e outros 2/3 continuam de forma inapropriada”, disse Merino.

“A mineradora ela está em manifesto desvio de função no sentido de que houve um aterro clandestino com materiais extremamente poluentes. Isso vem sendo monitorado pelo poder público há mais de um ano, sem êxito, e a própria prefeitura teve que recorrer ao MP para que esse dano cesse de imediato”, disse o promotor de Justiça Gilberto Porto Camargo.

Para o Ministério Público, as irregularidades são ainda mais graves por ser em uma área mais vulnerável, por causa da exploração do solo.

“Porque esses materiais estão colocados no solo de uma maneira completamente irregular e, além da responsabilidade civil, nós estamos abrindo um inquérito policial para apurar a responsabilidade pelo crime de poluição e exercício de atividade empresarial sem as licenças ou em desacordo com as normas ambientais”, afirmou o promotor.

Fiscalização em 2018 encontrou irregularidades em mineradoras em Rio Claro — Foto: Defesa Civil e Secretaria de Meio Ambiente
Risco de contaminação do lençol freático

Durante as investigações também foram encontrados restos de fibra de vidro, material considerado altamente nocivo ao meio ambiente.

“Ela na chuva se transforma em micro-fibras de vidro e é facilmente penetrado no solo e contamina o lençol freático”, afirmou o fiscal.

O fiscal explica que o dono da mineradora já tinha sido avisado e teve várias chances de corrigir as irregularidades.

“Primeiro verificamos in loco, é feito um relatório, depois uma notificação com as irregularidades e dado um prazo para que cumpra a adequação da área. Ele não cumpriu e foi autuado. Agora o terceiro passo é a interdição, cessar as atividades temporariamente ou permanentemente até a adequação total dos atos lesivos aos meio ambiente”, disse.

Fonte: G1 São Carlos e Araraquara

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

Prefeitura reforça pintura de solo em trechos do Bairro do Estádio

Ação, que é feita em toda a cidade, melhora organização do trânsito. A prefeitura de Rio Claro realizou na quinta-feira...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Avião que fez pouso forçado em rodovia de SP é usado...

Professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) explicou que a aeronave é bastante versátil e não necessita de pistas muito longas para pousos...

Rotary Club de Rio Claro celebra o Dia Internacional da Mulher...

Evento reúne personalidades femininas . No último dia 11 de março, o Rotary Club de Rio Claro celebrou de maneira memorável o Dia Internacional da...

Celebrando Sete Décadas de Alegria: Ana Steinberg Reúne Amigos para uma...

Aos 70 anos, Ana Steinberg mostra que a idade é apenas um número e celebra a vida com intensidade e gratidão, em uma festa...
Anuncie aqui

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia...

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba. Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de infláveis gigantes, que...

Arquiteta Lívia Sturaro inaugura escritório para transformar sonhos em realidade

Com experiência diversificada e paixão pelo design, profissional oferece serviços personalizados de arquitetura e consultoria   Na busca por transformar sonhos em realidade, a arquiteta Lívia...
Anuncie aqui