Anuncie aqui
Anuncie aqui

Mulher disse à PF que acreditou em privilégio de família Moraes no acesso a sala VIP, mas nega ofensas

Andreia Mantovani, suspeita de envolvimento em suposta agressão ao filho de Alexandre em Aeroporto na Itália, prestou depoimento nesta terça-feira (18).

Por Paulo Gonçalves, Claudia Assencio, Rodrigo Pereira, EPTV e g1 Piracicaba e Região

Anuncie aqui

Em depoimento à Polícia Federal nessa terça-feira (18), Andreia Mantovani, suspeita de envolvimento em suposta agressão ao filho do Ministro do STF, Alexandre de Moraes, negou que tenha feito qualquer tipo de ofensa, segundo a defesa. Porém, disse que acreditou que a família do ministro tivesse tido algum privilégio para acessar à Sala VIP.

A mulher afirmou, também, que em nenhum momento esteve no mesmo local que o ministro. O depoimento de Andreia, que é esposa do empresário Roberto Mantovani, começou por volta do meio-dia desta terça-feira (18) na sede da Polícia Federal em Piracicaba (SP), no bairro São Dimas.

De acordo com relato de Andreia à PF, a confusão teria começado na Sala VIP do Aeroporto Internacional de Roma, na Itália, onde segundo a mulher, outras pessoas se manifestavam sobre a presença do ministro.

“Ela nega, absolutamente, qualquer ofensa, e, provavelmente, as imagens do aeroporto vão evidenciar isso. O que ocorre é que no local havia de dez a 15 pessoas na entrada daquela sala VIP. E, sim, havia algumas pessoas se manifestando relativamente ao ministro. Mas, ela pessoalmente nega em absoluto”, afirmou a defesa.

Ainda segundo o advogado de defesa do casal, Ralph Tórtima, a família Mantovani não teve permissão para entrar na Sala VIP do aeroporto.

“Por isso, ela acreditou que havia privilégio para o ministro. Como estava com dois netos, teria dito que ‘político pode entrar na sala, mas gente com criança no colo não'” , afirmou.
Nesse momento, segundo a defesa, uma discussão com o filho do ministro teria começado. O advogado de defesa reforçou que não houve ofensa nem agressão ao ministro, como conta na representação.

 

Celulares de suspeitos de agredir ministro Alexandre de Moraes são apreendidos na delegacia e PF faz buscas na residência do casal em Santa Bárbara d’Oeste — Foto: Gabriela Ferraz/EPTV

“O depoimento da Andreia foi bastante esclarecedor. Deixou claro também que, em momento algum, ela esteve frente a frente com o ministro. Em momento algum ela fez qualquer menção ofensiva ou desonrosa ao ministro, isso não existiu em hipótese alguma”, disse o advogado do casal, Ralph Tórtima.

Andreia foi a segunda pessoa a depor. Por volta das 9h desta terça-feira (18), o empresário Roberto Mantovani foi ouvido na delegacia da Polícia Federal. E, na sequência, o filho do casal também falou na condição de testemunha do caso.

Celular apreendido e buscas em residência

Nesta terça-feira, a Ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) , determinou a apreensão dos celulares dos investigados.

Durante os depoimentos, a Polícia Federal fez uma vistoria no veículo do casal Mantovani. Como os celulares dos investigados não foram encontrados, uma equipe da PF foi à casa da família.

A Polícia Federal deixou o condomínio de Luxo em Santa Bárbara d’Oeste no final da tarde desta terça-feira (18). Apenas o celular de Andreia Mantovani foi encontrado pelos agentes e vai ser encaminhando à Brasília para perícia.

Discussão na Sala VIP

O advogado de defesa da família Mantovani relatou que a filha de Roberto havia passado junto com o genro e duas crianças de colo, uma de dois anos e outra de quatro anos, em frente à Sala VIP. Segundo Tórtima, eles tentaram acessar o espaço, mas não conseguiram porque teriam sido informados de que o ambiente reservado estava lotado.

A família, então, segundo a defesa, seguiu pelo mesmo corredor em busca de outra sala VIP.

“Quando eles estão passando, Roberto visualiza o ministro de costas entrando na sala. Questão de segundos. Aí, então, ela acreditou que o ministro tivesse tido algum privilégio e teria ingressado nessa sala, díriamos, nos termos dela, como se estivesse ‘furando a fila'”, relatou a defesa.

Ainda de acordo com o advogado da família Mantovani, na ocasião, havia pessoas que hostilizavam o ministro e ressalta que quando Andreia profere as falas, o ministro Alexandre de Moraes não se encontrava na Sala VIP do aeroporto.

“Andreia apenas diz o seguinte: ‘pra político tem lugar, pra gente com criança e um idoso não tem lugar, que privilégio é esse?’ E, aí, ela externou seu inconformismo relativamente a esse fato. Quando ela se aproxima e faz essa menção, o ministro já não se encontrava”, relatou o advogado.

Ele contou ainda que, no depoimento, Andreia disse que havia um casal no local. “A moça que estava ali gesticula apontando o dedo para ela e, nesse instante, um rapaz se aproxima e começa a mandar beijos de forma ofensiva e começa a ofendê-la”, descreveu.

Nesse momento, há uma discussão, disse a defesa. Roberto Mantovani se aproxima e se apresenta como marido de Andreia.

“Ele diz ao rapaz que ele está sendo desrespeitoso, que está ofendendo gravemente uma mulher. As ofensas eram muito pesadas. E o que acontece? Esse rapaz persiste nisso. Posteriormente, eles tomaram conhecimento, quando desembarcaram, que era o filho do ministro”, afirmou a defesa.

Andreia, Alex Zanatta (ao centro) e Roberto Montovani Filho no Aeroporto de Guarulhos — Foto: Reprodução

Tórtima disse que eles não sabiam quem era e não imaginavam que essa pessoa tivesse alguma vinculação com o ministro.

“Então, os ânimos se aquietam, ele afasta esse rapaz. Ele segurava uma salada de frutas com a mão e com a outra afasta esse rapaz. Garante que não caiu óculos de ninguém ao chão, e ela também diz isso. E aí eles saem e vão encontrar com o restante da família que estava adiante. Tentam acesso a outras salas VIP e não conseguem”, contou.

De acordo com relato do advogado em entrevista à imprensa, quando encontram o restante da família, os Mantovani disseram que poderiam entrar caso tivessem a reserva antecipada.

“Como nós [família Mantovani] não fizemos a reserva antecipada, não tem mais lugar’. Então, provavelmente, o ministro Alexandre tinha uma reserva para ele e para aqueles que o acompanhavam”, Eles buscam outra sala, não conseguem e o único caminho de volta era aquele.

O advogado de defesa do casal Mantovani disse que a família precisou passar novamente em frente à sala e que, naquele momento, o mesmo rapaz se dirigiu a eles.

“O rapaz começa a proferir ofensas ao senhor Roberto relativamente à esposa dele. Ela passa empurrando o carrinho de uma das crianças, abaixa a cabeça. Há um momento em que as pessoas chegam para ele, pedem para se acalmar, que não haveria necessidade daquela exaltação. Notam que ele estava realmente muito alterado. Imediatamente, descem e ficam aguardando o voo”, descreveu a defesa.

O advogado de defesa acrescenta que quando eles passam pela segunda vez e Andreia recebe ofensas, o ministro sai da sala VIP, vem até o seu filho, fotografa essas pessoas e, depois, retorna com o filho ao espaço reservado.

Roberto Mantovani

Roberto prestou depoimento nesta terça-feira (18) o na sede da Polícia Federal de Piracicaba (SP) e Andreia ainda deve depor. Segundo a defesa, ele admite ter “afastado com o braço” o filho do ministro para defender a esposa. Ele relata que Andreia e Roberto foram vítimas de ofensas por parte do filho de Moraes.

Roberto alegou à PF que não sabia que a discussão era com o filho do ministro.

“Somente quando desembarcaram e foram abordados pela Polícia Federal no aeroporto é que tomaram conhecimento que se tratava de um filho do ministro. Que não houve na área de embarque qualquer contato com o ministro e que realmente o contato que houve foi visual. E num segundo momento foi pessoal, mas quando o ministro sai dessa sala vip pra vir retirar o seu filho dessa área externa”, afirmou o advogado.

Casal suspeito de agredir e hostilizar família de Alexandre de Moraes chega para depor em Piracicaba — Foto: Guilherme Leal/CBN
Veja ponto a ponto o que a defesa diz que o casal alegou à PF:

A discussão começou após uma confusão por falta de vagas em uma sala VIP no aeroporto;
Em seguida eles viram o ministro Alexandre de Moraes na recepção da sala e outras pessoas o ofendendo;
Andreia teria dito que “para político tem lugar, mas para pessoas com duas crianças de colo não tem”;
Segundo a defesa, ela achou de maneira equivocada que o ministro tivesse privilégios ao entrar na sala, mas depois soube que era necessário uma reserva prévia;
O advogado diz que o filho do ministro estava na recepção e nesse momento teria começado a discussão;
A defesa alega que o filho de Moraes ofendeu Andreia;
Roberto teria o afastado com o braço e que “pode ter esbarrado” no óculos do rapaz. O intuito, segundo ele, era defender a esposa;
O filho de Moraes teria perguntado se Roberto “queria briga”, e ele teria respondido que apenas queria defender a esposa;
Roberto alegou que depois saiu do local com a família e, quando voltou, o filho do ministro teria tentado novamente iniciar a discussão;
Em seguida os envolvidos se retiraram do local.

Investigação

A Polícia Federal (PF) apura a denúncia de agressão à família do ministro Alexandre de Moraes, no Aeroporto Internacional de Roma, na Itália, na sexta-feira (14). Pelo menos quatro pessoas foram intimadas a depor, sendo que três como suspeitos e um como testemunha.

Foi instaurado um inquérito policial para apurar acusações de agressão, ameaça, injúria e difamação. Segundo o Código Penal, os crimes praticados por brasileiros, embora cometidos no estrangeiro, ficam sujeitos à lei brasileira

Alex Zanatra Bignotto deixa sede da PF em Piracicaba — Foto: Danilo Telles/Rádio Metropolitana

 

A PF pediu ajuda à polícia em Roma no sábado (15), para ter acesso às imagens das câmeras do aeroporto, em um acordo de cooperação internacional, o que deve ocorrer até a próxima sexta-feira (21).

As imagens devem ajudar a continuidade das investigações do caso no Brasil, para esclarecer o que aconteceu. Não há prazo de quando elas devem chegar ao país.

Quem são os envolvidos

Roberto Mantovani Filho, apontado como a pessoa que agrediu o filho de Moraes, é de Santa Bárbara d’Oeste (SP) e foi candidato a prefeito pelo PL em 2004, mas perdeu as eleições. Desde 2016, ele é filiado ao PSD. Após o caso, o partido informou que vai acionar o comissão de ética contra Roberto.

Além do empresário, a Polícia Federal também identificou outros dois agressores: uma mulher, identificada como Andreia Mantovani, esposa de Roberto, e Alex Zanatta Bignotto, dono de uma imobiliária em Santa Bárbara d’Oeste.

Fonte: g1 Piracicaba e região

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

Polícia apreende quase 3 toneladas de maconha em carga de soja no interior de SP

Caminhão foi parado durante fiscalização na rodovia Marechal Rondon, em Andradina A Polícia Militar Rodoviária apreendeu quase 3 toneladas de...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Jovem perde a vida em vítima de afogamento em Rio Claro

Uma tarde que deveria ser de celebração torna-se marcada pela fatalidade em Rio Claro. No Dia das Mães, uma tragédia abalou uma família, com a...

Celebrando 50 anos de Amor e Solidariedade: Rede Rioclarense Carmem Prudente...

Um chá emocionante e um bingo solidário marcam as comemorações das cinco décadas de apoio aos pacientes com câncer na região. No último dia 25...

Evento de Qualificação dos Rotarianos do Distrito 4590: Um Encontro Memorável...

Mais de 700 Rotarianos se Reúnem em Rio Claro para a Assembleia Distrital de Treinamento, Preparando-se para o Ano Rotário 2024-25   No pitoresco cenário do...
Anuncie aqui

Violência: Homem é Vítima de Execução a Tiros em Rio Claro

Novo Crime Aumenta Estatísticas de Homicídios na Cidade.   Na noite do último sábado (11), a rotina do bairro Jardim Azul, em Rio Claro (SP), foi...

São Paulo e Flamengo decidem título da Copa do Brasil

Na partida de ida o Tricolor Paulista foi melhor e venceu o jogo por 1 a 0. Chegou a hora de conhecer o campeão da...
Anuncie aqui