Anuncie aqui

Mundo, o jogo

Por: Antonio Fais

Mais que mestre e discípulo eram amigos e nutriam um pelo outro profundo respeito e admiração. O Mestre gostava mais dele que do próprio filho, que também era discípulo!

Tornara-se Mestre por merecimento. Criara a Teoria da Perfeição – tudo caminha para perfeição. E Ele mesmo era perfeito. Todos o respeitavam e admiravam, pois sabiam que a perfeição era boa e almejavam ser como ele.

Para aquele Discípulo, no entanto, não bastava a Perfeição, ele queria o caminho que leva a ela. E, nesta busca, contestou a teoria do Mestre e criou a Teoria do Caos e chamou a teoria do Mestre de Teoria do Equilíbrio Temporário, afirmando que a antiga teoria não poderia durar. Conseguiu adeptos que já questionavam o Mestre.

Anuncie aqui

Para resolver a polêmica sugeriram ao Mestre um jogo: Mundo. O jogo, a princípio, era simples: nada existia e cada um poderia criar, com o consentimento do outro, o que quisesse; mas não poderiam interferir diretamente no jogo e, uma vez criado algo, não poderiam voltar atrás. No final saberiam se o jogo caminharia para o Caos ou a Perfeição.

Um, o Mestre, resolveu criar a Luz; o Outro sugeriu que se acrescentasse a escuridão. O Outro criou as águas e o ar; Um criou a terra firme e as estrelas. Veio aí o primeiro acontecimento natural do jogo: a luz aqueceu as águas, que formou nuvens, raios e chuvas que molharam a terra. Um e Outro gostaram do jogo.

Um criou as plantas que se alimentariam de luz e água; o Outro criou os animais que podiam se locomover – mas eles passaram a se alimentar das plantas. O Mestre, antecipando a destruição geral, limitou o tempo de vida dos animais, que, mortos, alimentariam as plantas. Notaram a perfeição deste sistema e o jogo quase acabou aí.

Mas, a esta altura, haviam gostado do jogo e Um resolveu coroar sua criação com um ser que iria reger o Mundo e criou o homem. Como era a vez do Outro jogar ele criou a Culpa. Um protestou, reclamou, mas num lance de mestre, aceitou e criou o Amor; o Outro criou a Paixão. Perceberam que estava ficando perigoso o jogo e resolveram descansar e deixar o jogo caminhar por si só.

A Culpa deu origem ao Pecado; e a Paixão ao Ódio. O homem quis controlar o homem e vieram as leis de alguns homens. E tudo passou a caminhar para o Caos.

Em um ato de desespero, o Mestre resolveu quebrar as regras e colocou seu filho, agora seu discípulo favorito, no jogo, para que ensinasse a Perfeição a todos.

O Outro pediu à própria filha do Mestre, que questionou a ética do Pai, que convencesse o irmão. Maria Madalena passou 40 dias e quarenta noites no deserto com o irmão e o Mestre perdeu seu último discípulo.

Nos anos que se seguiram não houve mais acordo. Já não se falavam mais. Acusavam-se de tudo. Ambos, no entanto, renegavam a criação dos advogados, jornalistas e publicitários.

Abandonado, o Mestre ainda tentou: criou o Comunismo; mas o Outro respondeu com o Capitalismo. A bem da verdade houve aí um consenso: ambos perceberam que haviam exagerado e resolveram criar o Socialismo, mas já era tarde.

Em uma última cartada desesperada, quebrando todas as regras do jogo, para combater Osama Bin Laden, criação do Discípulo, e Sadam, criação do Mestre que também já o havia abandonado, o Mestre fraudou a eleição dos Estados Unidos para eleger Bush. Arrependeu-se e quis voltar atrás, mas não deixaram.

Neste momento o Outro sentou-se e pensou: “Não preciso fazer mais nada. Xeque-mate.”

Anuncie aqui

Antônio Fais

Colaborador

Escritor, Filósofo, Professor, Especialista em Linguagem e Aprendizagem.

Anuncie aqui

Mais artigos do autor

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Curta nossa página no Facebook

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Outros artigos

Bastidores da Política

Vice-prefeito quer protagonismo "Nesta terça-feira, 09, recebi em meu gabinete o Reitor - Pe. Luiz Claudemir Botteon e o Pró-Reitor Acadêmico - Leandro Henrique Pauletti...

A Coceira da Discórdia

Por Priscila Assumpção “Por que, mãe?”, suplicou Tadeu pela enésima vez. “Por que tem que contar para todo mundo que eu estou com essa coceira?” A...
Anuncie aqui

Mais notícias

Rio Claro registra 93 novos casos de dengue

Ações preventivas continuam intensificadas no município. Comunidade deve fazer a sua parte. Rio Claro tem 1.602 casos de dengue neste ano, conforme números divulgados nesta...

Vem aí o Grande Arraial da Samuca: Celebração Antecipada das Festas Juninas

Junte-se a nós para uma festa cheia de música, dança e solidariedade em prol do Carnaval 2025. Neste feriado de 1º de maio, a equipe...