Em nota a prefeitura disse que em função da Pandemia não estava conseguindo montar a escala de plantões médicos.
O Cidade Azul Notícias recebeu a solicitação de inúmeros leitores reportando que a situação no atendimento da UPA da 29 estava paralisado.
Segundo informações por volta das 15 horas pacientes que chegaram no local pela manhã não haviam sido atendidos.
Segundo Marcelo da Silva que tem um problema crônico de hérnia de disco ele procurou a unidade de saúde por volta dás 9 horas da manhã e até às 15 horas não havia sido atendido. “Estou com muita dor não tem posição que eu posso ficar estou aqui desta cedo, me contorcendo e procurando uma posição que eu possa ficar estou sem comer nada e não tem previsão de ser atendido. Questionei a enfermagem e me disseram que só tem um médico. De que adianta fechar a cidade e o povo ficar aqui aglomerado a espera de atendimento médico eu vim aqui por que estou precisando muito, estou com muita dor.” Disse Marcelo a nossa reportagem.
A situação também não foi diferente para Bruno Moreno que procurou atendimento médico por volta das 10:30 e até aquele momento (15 horas), não havia sido atendido. Estava se sentindo mal por estar sem se alimentar e ainda com muita dor nas costas (motivo pelo qual havia procurado atendimento médico). Segundo Bruno quando foi questionar o serviço de triagem a mesma respondeu ríspida “tem que esperar tem muita gente aqui para ser atendia. E só tem um médico. Reportou Bruno a equipe do Cidade Azul Notícias.
Matheus Carlos que sofreu um acidente de trabalho na empesa onde trabalha, pensa ter quebrado o braço e estava sentindo muita dor naquele momento (15h30), ele havia procurado a Unidade de Saúde por volta dás 8 horas, quando chegou perto das 11 horas, ele estava se sentindo muito mal. Reclamou do atendimento e a resposta foi que tinha muita gente na unidade e pouco médico por isso ele não estava conseguindo atendimento. Então ele deixou a UPA, foi comer alguma coisa, tomou um analgésico por conta própria e retornou perto de meio dia e para sua surpresa desde que ele havia deixado o local ninguém havia sido chamado e ele estava aguardando atendimento.
Fabiola abordou nossa reportagem dizendo que estava no local há mais de 3 horas e que tem uma doença autoimune. Que pelo laudo médico, que não poderia ficar em aglomeração e que estava precisando de um atendimento com urgência, pois não aguentava de dor. Apresentou os laudos e uma carta que teria preferência durante a triagem e nada adiantou a equipe de enfermagem mandou ela aguardar assim como todos que ali estavam. Ela estava bastante agitada tentando falar com algum vereador para ver se eles poderiam auxiliar as pessoas que estavam à mercê do descaso dos atendentes.
Nossa reportagem entrou um contato com a Assessoria de Imprensa da Administração Municipal e recebeu a seguinte nota:
“A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro ressalta que a situação já foi normalizada e que ninguém ficou sem atendimento.
A secretaria informa que, em razão da pandemia de coronavírus, assim como outros municípios, está enfrentando dificuldades para montar a escala de plantões médicos.
A secretaria informa também que, conforme divulgado, já vem tomando providências para a contratação de mais médicos. Para isto, realizou um pregão pelo qual contratou empresa para fornecer mão de obra médica e realizará neste final de semana, as provas do concurso público para médicos.
A Secretaria de Saúde de Rio Claro pede para que as pessoas só procurem as unidades de urgência e emergência quando necessário, utilizando, sempre que possível, as unidades de saúde da família ou unidades básicas de saúde.
A secretaria lembra ainda que a unidade do Cervezão é exclusiva para o atendimento de casos de pacientes com sintomas de Covid.”