Anuncie aqui
Anuncie aqui

Número de pessoas com gripe em São Carlos aumenta 15% em um mês e prefeitura teme surto de nova variante da Influenza

Em duas semanas, 1.031 pessoas procuraram as unidades de saúde do município com sintomas.

]

Anuncie aqui

O número de pessoas diagnosticadas com gripe em São Carlos (SP) tem colocado em alerta as autoridades sanitárias. De acordo com a prefeitura, houve um aumento de casos de 15% na primeira quinzena de dezembro em relação ao mesmo período de novembro.

Nas duas primeiras semanas deste mês, 1.031 pessoas procuraram as unidades de saúde do município com sintomas de gripe, contra 897 casos de novembro.

O receio é que haja um surto de Influenza, como ocorreu no Rio de Janeiro, causado por uma nova variante, que também já foi identificada em São Paulo.

A prefeitura de São Carlos informou que irá fazer testes pra saber se a variante H3N2, originária da Austrália, já está no município.

Os sintomas desta gripe costumam ser mais fortes do que os de uma gripe comum, pode ocorrer dor de cabeça, febre, dor de garganta, tosse, diarreia, vômito e dor no corpo e nas articulações.

E ainda não há vacina específica para essa variante. “A vacina aplicada este ano, além de ter sido aplicada numa proporção baixa da população em relação ao necessário pra controlar a epidemia, já tem cerca de seis meses ou mais – o que reduz a eficácia e ela não tem componente específico desse H3N2 que tá circulando nesse momento”, explicou o epidemiologista e professor da UFSCar, Bernardino Souto.

Segundo o epidemiologista, a flexibilização na pandemia de Covid colabora para o crescimento dos casos de gripe.

“Para evitar a transmissão do vírus da gripe, a proteção é a mesma pra evitar a transmissão do coronavírus. É uso de máscara, distanciamento físico, evitar ficar saindo de casa, manter as medidas de higiene, não fazer aglomerações. Então como as pessoas vêm fazendo isso de maneira mais frequente, as pessoas vêm negligenciando um pouco as medidas preventivas contra Covid, isso aumenta as chances de transmissão do vírus da gripe, podendo fazer epidemias de gripe também”, afirmou.

Fonte: G1 São Carolos/Araraquara

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

Empreendedoras estarão 6ª-feira na Acirc vendendo seus produtos

Elas participaram de atividades no sábado e domingo. As expositoras do grupo Empreendedoras em Ação têm presença marcada na próxima...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...

Chá Beneficente encanta convidados e reforça a força da solidariedade

Realizado no Buffet Ideal, o evento promovido pela Rede Rioclarense “Carmem Prudente” e Clube do Siri reuniu charme, boas energias e uma causa nobre...

Procurado pela Justiça é capturado pela Polícia Militar em Rio Claro

Ação rápida da PM no bairro Mãe Preta resulta na prisão de homem com mandado judicial em aberto Na noite de quarta-feira (5), a Polícia...
Anuncie aqui

Polícia Militar prende traficante com grande quantidade de drogas em Rio...

Denúncia anônima levou os policiais até uma residência no bairro Boa Vista, onde foram apreendidos centenas de eppendorfs de cocaína e porções de maconha. Na...

Trump, ESG e Sísifo

Trump dá canetadas que deixam o mundo sem saber o que é verdade e o que não é, tumultuando as percepções da imprensa. Flooding...
Anuncie aqui