“O Segundo Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira da A Casamba, Rafael Bombonatti e Júlia, Deixam Sua Marca no Carnaval de 2024”
Por: Ana Murbach
O Carnaval de Rio Claro, conhecido como a “Capital da Alegria”, brilhou intensamente em 2024, e uma das cenas que ficará eternizada na memória dos foliões foi o salto do Mestre Sala Rafael Bombonatti, ao lado de sua parceira, Júlia Gobbi, representando o Segundo Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira da A Casamba.
Rafael, que atua como mestre sala desde 2012, descreve a experiência de desfilar como um momento de equilíbrio e entrega total. “Quando estou na avenida, eu vivo o momento. Este é o meu momento de soltar, me envolver com minha parceira, minha felicidade é cortejá-la, protegendo o Pavilhão da agremiação que estou representando”, afirma Rafael.
Júlia, por sua vez, destaca a importância da parceria e da confiança entre o casal. “Estar na avenida é algo maravilhoso! Uma sensação incrível! Poder ver todos vibrando com a gente e com a escola é extremamente gratificante. Mas ter ao lado o Rafael como parceiro é mais incrível ainda! A parceria e a confiança são essenciais entre ambos, é isso que nos faz ter um bailado incrível! Admiro toda a trajetória dele e sou grata por poder fazer parceria com ele! Obrigada pela confiança em mim depositada, e por acreditar até o final que conseguiríamos”, diz Júlia.
O Mestre de Bateria Jhon Elvis ressalta a responsabilidade de Rafael em defender o Pavilhão da Escola com dedicação e profissionalismo. “Essa foto representa também a Alegria do Povo brasileiro. E o porque nossa cultura tem que ser preservada. Como mestre de Bateria vejo a Importância da Bateria ela é quem dita o andamento de toda a Escola. Somos o Coração da Escola, responsável pelo andamento do Samba Enredo e contagiar toda Comunidade e foliões que estão presentes”, destaca Jhon Elvis.
O fotógrafo Iuri Capretz, responsável por registrar o momento, destaca a dificuldade de capturar a essência do casal durante o desfile. “Fotografar o Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira durante o desfile é muito difícil. Temos que entrar na intimidade do casal, observar os movimentos e estar atento à harmonia que emana de ambos. Cada porta bandeira, cada mestre sala tem uma interação, um estilo, e eu havia conversado com o Rafael. Já o fotografei em outras ocasiões e desta vez tudo conspirou a favor. É maravilhoso ver o Rafael como mestre sala. Rio Claro tem uma escassez de mestre sala. Da geração dele é um dos grandes, que tem o meu respeito e admiração. Ele manda muito bem. Precisamos de mais mestres na cidade, pois temos porta-bandeiras sobrando”, conclui Iuri Capretz.
O salto do Mestre Sala Rafael Bombonatti ao lado de parceira Júlia Gobbi, durante o desfile da Escola de Samba A Casamba, representa não apenas a excelência técnica e a paixão pela dança, mas também a importância de preservar a cultura brasileira e valorizar os mestres e porta-bandeiras que mantêm viva a tradição do Carnaval.