Anuncie aqui
Anuncie aqui

OMS diz que surto de varíola dos macacos pode ser contido

Organização confirma 131 casos fora da África.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou hoje (24) que havia 131 casos confirmados de varíola dos macacos e 106 outros casos suspeitos, desde que o primeiro foi relatado em 7 de maio fora dos países onde geralmente se espalha.

Anuncie aqui

Embora o surto seja incomum, ele pode ser contido e limitado, disse a OMS, que está convocando mais reuniões para apoiar os Estados-membros com mais conselhos sobre como lidar com a situação.

A varíola dos macacos é uma infecção viral geralmente leve que é endêmica em partes da África Ocidental e Central. Ela se espalha principalmente por contato próximo e, até o recente surto, raramente era vista em outras partes do mundo. A maioria dos casos recentes foi relatada na Europa.

“Encorajamos todos vocês a aumentar a vigilância da varíola dos macacos para ver onde estão os níveis de transmissão e entender para onde estão indo”, disse Sylvie Briand, diretora da OMS para Preparação Global para Riscos Infecciosos.

Ela afirmou que não está claro se os casos são a “ponta do iceberg” ou se o pico de transmissão já passou.

Em declarações na Assembleia Mundial da Saúde em Genebra, Briand reiterou a opinião da OMS de que é improvável que o vírus tenha sofrido uma mutação, mas disse que a transmissão pode estar sendo impulsionada por uma mudança no comportamento humano, principalmente quando as pessoas voltam a se socializar à medida que as restrições da covid-19 vão sendo retiradas no mundo todo.

Muitos, mas não todos, os casos foram relatados em homens que fazem sexo com homens, e Briand disse que é particularmente importante tentar prevenir a transmissão sexual.

 

Fonte: Agência Brasil

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

Natal Azul de Rio Claro

Por Nilson Nicoletti Há um momento especial em que a cidade muda de ritmo. As ruas parecem respirar mais fundo,...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Noite termina em tragédia na Washington Luís: ciclista morre atropelado

Condutor relatou que não visualizou o ciclista; acidente ocorreu no trecho de Santa Gertrudes. Um ciclista morreu após ser atropelado por um automóvel na noite...

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...

Imagens inéditas: Equipe de Meio Ambiente da Arteris Intervias flagra rena...

Concessionária monitora passagens de fauna no trecho e captura imagem inusitada de um veado-catingueiro utilizando a travessia. Uma imagem inédita, registrada pelo monitoramento de passagens...
Anuncie aqui

Novo trecho do Rodoanel Norte é aberto ao tráfego, tira caminhões...

Trecho terá três faixas por sentido, túneis, viadutos e pórticos de cobrança automática Inaugurado pelo Governo de São Paulo na segunda-feira (22), o primeiro trecho...

Jovem de 21 anos morre baleado por policial após tentar fugir...

Daniel Vitor da Silva Vieira tentou fugir a pé e foi atingido no estacionamento de uma galeria comercial na madrugada deste sábado. Um jovem de...
Anuncie aqui