Com missa de posse canônica presidida pelo bispo diocesano Dom Devair Araújo da Fonseca, padre Renato Luís Andreatto assumiu a liderança da Igreja Matriz São João Batista, em Rio Claro, nesse domingo (5).
A cerimônia foi organizada pela equipe das Pastorais da Matriz São João Batista e teve um protocolo e uma organização impecável que surpreendeu o novo pároco.
No início da Cerimônia, Pe. Wanderly Calça anunciou as autoridades presentes e fez a leitura do decreto do Bispo Diocesano, ao qual nomeou Pe. Renato Andreatto.
O Prefeito Gustavo Perissinotto participou da liturgia fazendo a Primeira Leitura e o irmão do Padre Renato; Marco Andreatto fez a segunda leitura.
Presenças ilustres
A Cerimônia contou com presenças ilustres no cenário Eclesiástico e Político: como o 19º Pároco da Paróquia São João Batista e Pároco Emérito da Paróquia Santo Antonio (Catedral – Piracicaba); Monsenhor Jamil Nassif Abid. Monsenhor José Boteon – emérito da Paróquia São Pedro de São Pedro. Presença dos padres: Pe. Candido Aparecido Mariano- Pároco da São Franciso de Assis – Rio Claro, Pe. Gutemberg Santos – Administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida- Rio Claro, Pe. João Carlos da Cunha, Pároco da Santana – Rio Claro, Pe. José Jorge Teodoro – Vigário da São Francisco de Assis – Rio Claro – SP, Pe. Marcelo de Menech Machado – Diretor do Abrigo da Velhice São Vicente de Paula – Rio Claro, Pe. Ronaldo Francisco Aguarelli (20º Pároco da Paróquia São João Batista) Pároco da Santo Antonio Catedral -Piracicaba, Pe. Wanderley Calça- Pároco da Nossa Senhora da Saúde – Rio Claro. E dos Diáconos: Aberdal Soares Gomes, Eder Benetido Simonato, Provisionado na São João Batista – Rio Claro. Diácono Edegard Oliveira Batista provisionado na Espírito Santo – Rio Claro, Odélcio Calligaris Gomes da Costa – emérito da Paróquia São João Batista – Rio Claro, Diagono Sebastião Virgilio Caritá – emérito da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Rio Claro
Padre Renato foi pároco na Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Rio Claro, do ano de 2016 ao ano de 2022, ao longo destes sete anos ele foi um líder, um amigo, um conselheiro e um grande amigo. Mesmo durante a pandemia e muitos momentos de angústia ao ver a Igreja vazia ele não deixou de celebrar uma missa, se quer através das redes sociais da Paróquia Aparecida ou da TV Oração ele deixava sua mensagem de paz amor, esperança e propagava a Fé.
Segundo Padre Renato; “Foi muito difícil celebrar sem a presença do Povo de Deus, muitas vezes eu precisava mentalizar que a igreja estava repleta de fiéis e que todos estava esperando o evangelho como alimento espiritual para aquele momento que estávamos enfrentando” disse o pároco em uma de suas entrevistas ao Cidade Azul Notícias,
“Infinitas são as graças que Deus me concede pelo ministério presbiteral, principalmente a de servir a Ele e a uma comunidade de fiéis leigos” afirmou Pe Renato.
Sobre a mudança, o padre disse que “todo chamado provoca uma expectativa nova e não é diferente nesta ocasião”. Ele complementou: “Ao ser nomeado pelo nosso bispo diocesano de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, como pároco da São João Batista, tenho consciência da responsabilidade não apenas de apascentar, administrar e orientar o rebanho que me foi concedido, mas de dar continuidade nos trabalhos de evangelização dessa porção do rebanho do Senhor, motivando novas frentes missionárias neste tempo de preparação para o Jubileu de Carvalho (80 anos) da nossa Diocese de Piracicaba”.
Como parte do protocolo da posse canônica que foi presidida pelo bispo diocesano Dom Devair Araújo da Fonseca, Pe. Renato Luís Andreatto recebeu durante a solenidade com a participação da comunidade os Santos Óleos (usados nas cerimônias sacramentais do Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos), as chaves da igreja e a estola roxa.
Pe. Renato tomou posse no dia de seu aniversário natalício. Após a Cerimônia ele recebeu os cumprimentos dos fiéis.
Histórico
Nascido em 5 de fevereiro de 1966 e natural de Rio Claro, padre Renato é filho de José Andreatto e Maria Alice Andreatto. Ele recebeu a ordenação presbiteral em 28 de novembro de 1998. Atualmente, é coordenador diocesano da Pastoral da Comunicação (Pascom), diretor espiritual do Seminário Propedêutico, auditor do Tribunal Diocesano e membro do Colégio de Consultores da Diocese, tendo sido também animador diocesano do Terço dos Homens.
Padre Renato iniciou seu ministério na Diocese de Piracicaba em fevereiro de 2010, como vigário da Paróquia São Judas Tadeu, em Piracicaba, dando atendimento à comunidade da então Capela São José, no Distrito de Tupi, que depois recebeu status de paróquia e teve como primeiro pároco o próprio padre Renato, de fevereiro de 2011 a dezembro de 2015.
Ele foi ainda articulador diocesano da Comissão “Laicato, vida e família”. Foi coordenador da Região Pastoral Piracicaba II e membro do Conselho Diocesano de Presbíteros. Foi diretor espiritual do Seminário Filosófico “Papa São João XXIII” e do Seminário Teológico “São José”. No passado também já havia sido animador diocesano da Pastoral da Comunicação e integrou a Comissão do Jubileu dos 75 anos da Diocese de Piracicaba.