Anuncie aqui
Anuncie aqui

Prefeitura de Piracicaba diz que UPA tinha soro antiescorpiônico, mas desidratação dificultou aplicação em criança

Menina de 5 anos morreu após ser picada por escorpião amarelo em Piracicaba. Mãe diz que na unidade foi informada da falta do soro, mas administração diz que tinha o medicamento.

Após a mãe de uma criança de 5 anos denunciar a falta do soro antiescorpiônico em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Piracicaba (SP), a prefeitura diz que o local tinha o medicamento. Ele não teria sido aplicado na menina porque ela estava desidratada, o que dificultava o acesso, segundo a administração. A criança morreu no dia seguinte.

Anuncie aqui

O acidente com Jamily Vitória Duarte ocorreu na noite de sexta-feira (11) e criança veio a óbito na manhã de sábado (12). Segundo a mãe, ela foi picada por um escorpião amarelo quando estava na casa do avô.

O que fazer em caso de acidente com escorpião em Piracicaba?

Patrícia das Graças Adriana Duarte, mãe de Jamily, contou que após a filha sofrer a picada, a levou até a UPA do Vila Cristina, por volta de 20h20, e depois de mais de uma hora recebeu a informação de que não havia o soro na unidade – a menina acabou transferida pelo Samu até a Santa Casa, onde teria recebido a medicação, mas o quadro já havia se agravado.

“Ela chegou gritando, desesperada. Todo mundo ficou paralisado. Disse que era picada [de escorpião], mas foram pegando meus dados com maior calma. Se tivessem falado logo que não tinham o soro, eu teria ido para a Santa Casa com minha filha”, disse a mãe em entrevista à EPTV, afiliada TV Globo.

No entanto, em nova nota enviada à imprensa nesta segunda-feira (14), a administração diz que tinha o soro na unidade. “Havia soro antiescorpiônico na UPA e as equipes tentaram administrar à vítima, mas o quadro de desidratação avançado dificultou o acesso às veias.”

“Como a Santa Casa tem uma estrutura de referência, [as equipes] optaram por bem levá-la diretamente à UTI”, explicou o secretário de Saúde, Douglas Yugi Koga.

O chefe da pasta também afirmou que todos os detalhes do atendimento estão sendo apurados pelos responsáveis para dar uma resposta à família da menina.

UPA da Vila Cristina, em Piracicaba — Foto: Toni Mendes/ EPTV

Auditoria do atendimento

A prefeitura informou que o atendimento à menina teve início às 20h47 pela triagem e 21h03 com atendimento médico. “Tendo em vista a gravidade do caso, encaminhou-a para sala vermelha com objetivo de estabilização do quadro clínico”, diz um trecho da nota oficial.

“Foram tomadas as medidas iniciais de suporte clínico para estabilização e solicitada imediatamente a vaga para UTI Pediátrica junto à Santa Casa de Misericórdia onde deu entrada às 22:45 diretamente na UTI levada pelo Samu.”

A administração informou que a própria Organização Social de Saúde (OSS) que gerencia a UPA atualmente, abriu procedimento par auditar o atendimento.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em Piracicaba tanto a UPA Vila Cristina quanto a Santa Casa são referência para acidentes com escorpião.

Segundo a pasta, havia soro no estoque da UPA e será apurado a motiva da transferência da criança para a Santa Casa.

Já na Santa Casa, Jamily recebeu nove ampolas do soro antiescorpiônico, e elas já foram repostas na unidade.

Fonte: EPTV e g1 Piracicaba e Região

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Dr. Nelmer Rodrigues conversa com Dr. Alexandre Viviani - Cardiologista e também o Dr. Sérgio Antonio Pezzoti - Cardiologista falando sobre o tema "As Doenças do Coração".

Últimas notícias

“Daae na Escola” participa de atividade do programa Jovens Ambientalistas

Ação da autarquia tem como objetivo, conscientizar alunos da rede de ensino da cidade através de palestras e materiais...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Rotary Club de Rio Claro e Rotary Club de Rio Claro...

Evento reforça a união e o compromisso rotariano na luta contra a poliomielite No último sábado, 28 de outubro, os Rotary Club de Rio Claro...

Noite Assombrada e Divertida no Interact: Halloween une interactianos, intercambistas e...

Evento realizado pelo Interact Club de Rio Claro Cidade Azul reúne jovens e familiares para uma celebração cheia de fantasia, criatividade e integração internacional. Na...

Inspiração e Saúde Marcam Evento de Outubro Rosa no CMN em...

CMN da ACIRC reúne mulheres de negócios para promover conscientização sobre câncer de mama com palestras inspiradoras e troca de experiências.   No último dia 22...
Anuncie aqui

Fim dos Cambistas?

Você, pobre mortal, tenta comprar um ingresso para grandes shows musicais ou jogos esportivos e não consegue! Se for compra virtual em poucos minutos...

Ajudante de pedreiro é morto a tiros em Rio Claro

Crime aconteceu no Jardim das Nações 2 na noite de sábado (9). Ninguém foi preso. Um ajudante de pedreiro foi morto a tiros em Rio...
Anuncie aqui