As placas são produzidas por funcionários municipais.
Para manter o trânsito sinalizado e ampliar a organização nas ruas e avenidas de Rio Claro a prefeitura instala mensalmente mais de 200 placas de trânsito.
“Muitas dessas placas foram reaproveitadas num trabalho realizado em nosso escritório por funcionários municipais”, explica o secretário municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Vinícius Sossai.
A maioria das placas de sinalização previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é adquirida pela prefeitura por meio de compras regulares. A fabricação interna, feita pela equipe da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, utilizada em menor escala, atende também situações pontuais ou demandas específicas de sinalização informativa.
Quando as placas estão desgastadas, com pouca visibilidade ou mesmo ferrugem, elas são removidas e passam por um processo de recuperação na oficina que funciona no núcleo administrativo municipal.
O serviço consiste basicamente em remoção de ferrugem, aplicação de nova pintura e película refletiva. Lá também são confeccionadas novas placas. Se a ferragem das placas não tiver mais possibilidade de reaproveitamento, o material é coletado por entidade que coleta materiais recicláveis. “Esse processo garante agilidade na sinalização urbana, otimização de recursos públicos e descarte responsável dos materiais”, ressalta Sossai.
No ano passado a prefeitura instalou mais de duas mil placas, com média de 231 placas por mês. Em 2025, já foram instaladas mais de mil placas, com destaque para o mês de fevereiro , quando as ruas e avenidas da cidade ganharam 252 novas placas.
O trabalho de sinalização de trânsito inclui também a pintura de solo com faixas de pedestre e sinais de “Pare” e a regularização de estacionamento de veículos, bem como a manutenção dos semáforos.
“Entendemos que quando investimos na segurança no trânsito, estamos preservando vidas e ampliando a qualidade de vida em nossa cidade”, afirma o prefeito Gustavo.
A prefeitura também produz placas em tamanho maior para identificar logradouros públicos e indicar a localização de vias públicas e rodovias. As placas de trânsito confeccionadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana são utilizadas para informar e orientar motoristas e pedestres, diminuindo como pontos de ônibus, escolas, hospitais, áreas de estacionamento e outros serviços.