Anuncie aqui
Anuncie aqui

Projeto de inclusão levou mais de 200 à exposição de arte sacra

Pessoas sem deficiência usaram vendas para explorar obras pelo tato. Alunos de braile também visitaram a mostra.

O programa de inclusão da prefeitura de Rio Claro organizou a presença de cerca de 200 visitantes, entre pessoas com e sem deficiência, na exposição “Arte Sacra para Ver e Sentir”, no Museu Histórico do município. Foram seis encontros, com turmas das escolas Marcelo Schmidt, Armando Grisi, Armando Bayeux e Dom Bosco; do centro dia de referência da pessoa com deficiência, e do curso de braile realizado com apoio do município.

Anuncie aqui

No projeto foram realizadas palestras introdutórias sobre inclusão e acessibilidade. Antes das visitas à exposição, visitante foram vendados para que explorassem a mostra pelo tato.

O objetivo foi diversificar o acesso à exposição, levando estudantes, crianças e adolescentes e outros públicos. Ainda foram realizadas dinâmicas em ambientes específicos para receber pessoas com deficiência visual, deficiência intelectual e transtorno do espectro autista.

Paulo Meyer, assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência, explica que “a exposição foi iniciativa para ampliar a inclusão e proporcionar às pessoas sem deficiência uma experiência de aproximação com o universo daquelas com deficiência, e é muito significativa que isso tenha sido feito por meio de uma ação cultural importante como essa exposição”.

O secretário municipal de Cultura, Dalberto Christofoletti, também destaca a iniciativa. “Cultura e inclusão, quando caminham juntas, enriquecem a sociedade de maneira exponencial”, comenta.

A exposição “Arte Sacra para Ver e Sentir”, veio a Rio Claro do Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS/SP). A expografia foi concebida para permitir alto grau de acessibilidade. Os visitantes puderam tocar e conhecer obras de iconografia sacra, raros exemplares de numismática e ourivesaria.

A Secretaria de Cultura, equipe do Museu Histórico e a Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência idealizaram dinâmica para receber públicos diversos com ênfase na iniciativa #RioClaroCidadeInclusiva.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

Depósito pega fogo no Bairro do Estádio e arrombamento levanta suspeita de incêndio criminoso

Bombeiros atuam por mais de uma hora para controlar chamas em imóvel desocupado; proprietário relata fechaduras violadas e foco...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

PM apreende adolescente por violência doméstica e tentativa de estupro em...

Vítima, também adolescente, sofreu fratura nasal, dente quebrado e hematomas; caso foi registrado no Plantão Policial e apreendido permanece à disposição da Justiça. A Polícia...

Confronto armado com o 10º BAEP termina com dois suspeitos mortos...

Ação integrada entre Polícia Militar e Gaeco cumpre mandados e resulta em troca de tiros em dois bairros da cidade. Uma grande operação contra o...

Black Friday movimenta Rio Claro: Comércio abre até às 22h nesta...

ACIRC destaca a importância da data para a economia local e incentiva compras no comércio rioclarense. O comércio de Rio Claro funciona em horário especial...
Anuncie aqui

Uma Experiência Inesquecível no Palácio Tangará

Uma celebração especial de 60 anos marcada por arte, história, elegância e a curadoria sensível de Fernanda Coletti no icônico Palácio Tangará. Por: Ana Murbach Quem...

Ampla folha de serviços prestados marca a homenagem ao Lions Clube...

Liberdade, igualdade, ordem, nacionalismo e serviço. O Lions Clube de Rio Claro Centro, presidido por Rosana Aparecida Pereira Magri carrega sua bandeira de luta...
Anuncie aqui