Anuncie aqui
Anuncie aqui

Projeto de inclusão levou mais de 200 à exposição de arte sacra

Pessoas sem deficiência usaram vendas para explorar obras pelo tato. Alunos de braile também visitaram a mostra.

O programa de inclusão da prefeitura de Rio Claro organizou a presença de cerca de 200 visitantes, entre pessoas com e sem deficiência, na exposição “Arte Sacra para Ver e Sentir”, no Museu Histórico do município. Foram seis encontros, com turmas das escolas Marcelo Schmidt, Armando Grisi, Armando Bayeux e Dom Bosco; do centro dia de referência da pessoa com deficiência, e do curso de braile realizado com apoio do município.

Anuncie aqui

No projeto foram realizadas palestras introdutórias sobre inclusão e acessibilidade. Antes das visitas à exposição, visitante foram vendados para que explorassem a mostra pelo tato.

O objetivo foi diversificar o acesso à exposição, levando estudantes, crianças e adolescentes e outros públicos. Ainda foram realizadas dinâmicas em ambientes específicos para receber pessoas com deficiência visual, deficiência intelectual e transtorno do espectro autista.

Paulo Meyer, assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência, explica que “a exposição foi iniciativa para ampliar a inclusão e proporcionar às pessoas sem deficiência uma experiência de aproximação com o universo daquelas com deficiência, e é muito significativa que isso tenha sido feito por meio de uma ação cultural importante como essa exposição”.

O secretário municipal de Cultura, Dalberto Christofoletti, também destaca a iniciativa. “Cultura e inclusão, quando caminham juntas, enriquecem a sociedade de maneira exponencial”, comenta.

A exposição “Arte Sacra para Ver e Sentir”, veio a Rio Claro do Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS/SP). A expografia foi concebida para permitir alto grau de acessibilidade. Os visitantes puderam tocar e conhecer obras de iconografia sacra, raros exemplares de numismática e ourivesaria.

A Secretaria de Cultura, equipe do Museu Histórico e a Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência idealizaram dinâmica para receber públicos diversos com ênfase na iniciativa #RioClaroCidadeInclusiva.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Dr. Nelmer Rodrigues conversa com Dr. Alexandre Viviani - Cardiologista e também o Dr. Sérgio Antonio Pezzoti - Cardiologista falando sobre o tema "As Doenças do Coração".

Últimas notícias

Fórum discute políticas de saúde para a população negra

Atividade será nos dias 16 e 17 de maio, na Unesp. Rio Claro realiza nos dias 16 e 17 de...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Confronto com o 10º BAEP termina com suspeito morto e dois...

Veículo denunciado por possível ligação com facções criminosas foi interceptado após assassinato; trio armado reagiu à abordagem e houve troca de tiros próximo à...

Jovem de 20 anos morre 70 dias após sofrer mal súbito...

Esdras Samuel Moreira estava internado na Santa Casa desde o dia 21 de fevereiro. Um jovem de 20 anos morreu, nesta sexta-feira (2), 70 dias...

Força Tática prende procurado por tráfico no bairro Cervezão em Rio...

Homem com mandado de prisão em aberto foi localizado na noite de quinta-feira (1º); após abordagem, ele foi encaminhado ao Plantão Policial e permaneceu...
Anuncie aqui

Palmeiras, Santos e Red Bull Bragantino completam quartas de final

Por outro lado, Água Santa e Inter de Limeira foram rebaixados neste domingo (23) após a última rodada da fase de grupos A primeira fase...

Jogador que mais atuou pelo Velo Clube, Rafael Ribeiro enaltece campanha...

De volta à elite após quase 50 anos, o Velo Clube fez história nesta edição do Campeonato Paulista. Além de garantir a permanência na...
Anuncie aqui