Anuncie aqui
Anuncie aqui

Projeto Quatro e Meia dessa semana tem Abel Duerê e Nação Bantu

Apresentação vai mostrar com muita música um pouco da riqueza musical de povos africanos.

O Projeto Quatro e Meia do próximo domingo (23), no mirante do Lago Azul de Rio Claro, terá apresentação de Abel Duerê e Nação Bantu. Não há cobrança de ingressos. O show começa às 16h30.

Anuncie aqui

A proposta musical apresentada no show “Nação Bantu”, interpretada por músicos de Rio Claro, relembra e mostra não só as raízes da música afro-brasileira, como também as grandes afinidades destas nações irmãs.

Um participante especial, vindo também do outro lado do mar, Abel Duerê (angolano, bantu, nascido em Benguela, chegado ao Rio de Janeiro em 1978 como refugiado), cantará um repertório rico em ritmos originais como kilapanga, semba, rebita, afoxé, maracatu, baião e samba de raiz.

O repertório inclui composições criadas especialmente para esse musical e também músicas do maestro Sivuva, além de outras gravadas por Clara Nunes e outros.

Os bantus constituem um grupo etnolinguístico que espalharam ao longo de três milênios a língua bantu em praticamente toda a África subsariana. Eram agricultores que já conheciam bastante o uso do ferro. Esses avanços lhes permitiram colonizar um amplo território africano ao longo dos anos.

De 1500 a 1800 foram cerca de oito milhões que chegaram ao Brasil vindos na condição de escravos. A grande maioria era de africanos vindos das regiões que hoje se denominam Angola, Congo e Moçambique. Trouxeram uma imensa riqueza cultural e humana, que influenciou diretamente a formação da história, da cultura e até da economia do Brasil, além da música, instrumentos, dança, ginga, costumes, a fé e outros hábitos.

A banda “Nação Bantu” tem nas percussões Jeferson Fontana; Kako Trindade no baixo; Rodrigo Alcantara na guitarra e violões; Rebecca Levi na voz e violino e Eduardo Barsotti na bateria. Abel Duerê fará os vocais.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

Depósito pega fogo no Bairro do Estádio e arrombamento levanta suspeita de incêndio criminoso

Bombeiros atuam por mais de uma hora para controlar chamas em imóvel desocupado; proprietário relata fechaduras violadas e foco...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

PM apreende adolescente por violência doméstica e tentativa de estupro em...

Vítima, também adolescente, sofreu fratura nasal, dente quebrado e hematomas; caso foi registrado no Plantão Policial e apreendido permanece à disposição da Justiça. A Polícia...

Confronto armado com o 10º BAEP termina com dois suspeitos mortos...

Ação integrada entre Polícia Militar e Gaeco cumpre mandados e resulta em troca de tiros em dois bairros da cidade. Uma grande operação contra o...

Black Friday movimenta Rio Claro: Comércio abre até às 22h nesta...

ACIRC destaca a importância da data para a economia local e incentiva compras no comércio rioclarense. O comércio de Rio Claro funciona em horário especial...
Anuncie aqui

Uma Experiência Inesquecível no Palácio Tangará

Uma celebração especial de 60 anos marcada por arte, história, elegância e a curadoria sensível de Fernanda Coletti no icônico Palácio Tangará. Por: Ana Murbach Quem...

Ampla folha de serviços prestados marca a homenagem ao Lions Clube...

Liberdade, igualdade, ordem, nacionalismo e serviço. O Lions Clube de Rio Claro Centro, presidido por Rosana Aparecida Pereira Magri carrega sua bandeira de luta...
Anuncie aqui