Concerto faz parte da turnê que celebra os 30 anos do quarteto.
O Quaternaglia Guitar Quartet (QGQ), um dos mais importantes quartetos de violões da atualidade, se apresenta em Rio Claro. O concerto é gratuito e acontece no próximo sábado, 23 de março, 20h, no Casarão da Cultura (Avenida três, 568 – centro). O evento conta com produção da Mecenaria Produção Cultural, através do ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
O grupo já passou por diversas cidades do interior de São Paulo e traz um repertório contemporâneo de peças e arranjos criados para o quarteto por compositores de diferentes gerações, todos nomes centrais do violão brasileiro e mundial, ao longo das últimas três décadas, explorando linguagens do violão e das relações com a música brasileira e latino-americana.
A novidade para esta edição é que, das 15h às 17h, o quarteto promove um masterclass – uma ação educativa para até 4 alunos participantes e ilimitado número de alunos ouvintes, focado na prática do instrumento. Para esta atividade, os quatro músicos realizarão a audição e orientação dos alunos. Os interessados podem realizar a inscrição por meio deste link. A iniciativa integra o seminário de violão promovido pela Prefeitura de Rio Claro e produzido pelo Instituto Lumiarte.
Sobre o Quaternaglia Guitar Quartet
O grupo Quaternaglia Guitar Quartet tem trinta anos de atuação e é formado pelos violonistas Chrystian Dozza, Fabio Ramazzina, Thiago Abdalla e Sidney Molina. Todos são radicados em São Paulo (Brasil) e utilizam três violões de seis cordas e um violão de sete cordas especialmente construídos pelo luthier brasileiro Sérgio Abreu.
A trajetória do quarteto vem estabelecendo um cânone de obras originais e arranjos audaciosos, o que inclui a colaboração com compositores como Leo Brouwer, Sérgio Assad, Almeida Prado, Egberto Gismonti, Sérgio Molina, João Luiz e Paulo Bellinati. Sua atuação começou a despertar o interesse da crítica internacional no final dos anos 90 após a obtenção do “Ensemble Prize” no Concurso Internacional de Violão de Havana e da participação em importantes séries de violão e música de câmara nos Estados Unidos.
Além de ter gravado mais de 30 obras originais entre as quase 50 dedicadas ao quarteto por compositores brasileiros e internacionais, Quaternaglia é reconhecido por introduzir no repertório de quatro violões arranjos ousados (como os das Bachianas Brasileiras nº1 e nº 9 de Heitor Villa-Lobos e das Danças Sinfônicas de West side Story, de Leonard Bernstein), bem como pela performance como solista convidado de orquestras dentro e fora do Brasil.
A discografia inclui os CDs Quaternaglia (1995), Antique (1996), Forrobodó (2000), Presença (2004), Estampas (2010), Jequibau (2012), Xangô (2015), Four (2019), Down the Black River e Bellinati’s Mosaic (ambos de 2022), além de um DVD gravado ao vivo.