Retorno das feiras livres faz parte da retomada gradual da economia, com retorno de atividades que estavam suspensas devido ao coronavírus.
Como parte da retomada gradual da economia, as feiras livres de Rio Claro que estavam suspensas desde 17 de março voltam a ter atividade em bairros a partir deste sábado (30) com a tradicional feira do bairro São Benedito, na Avenida 13 entre ruas 9 e 10, das 6 horas ao meio dia. “Estabelecemos regras para que as feiras livres sejam realizadas de maneira segura aos clientes e feirantes em relação à pandemia”, explica o prefeito João Teixeira Junior, destacando que, mesmo com o retorno de algumas atividades comerciais, a orientação é para que as pessoas continuem tomando todos os cuidados possíveis para combater a propagação do coronavírus.
No domingo (31) outra feira livre muito movimentada de Rio Claro retorna às atividades. É a feira do Cervezão, na Avenida M-25 com Rua M-17, que funciona também das 6 horas ao meio dia. E também está de volta, às terças e sextas feiras, a Feira do Produtor Rural, conhecida popularmente como “Feira Corujão”, realizada das 17h30 às 20h30 no antigo Espaço Livre da Vila Martins (Rua 3-A, 1115).
O secretário municipal de Agricultura, Emílio Cerri, informa que, entre as normas estabelecidas pela prefeitura para a retomada das feiras livres, estão o uso de máscaras pelos feirantes e clientes, distanciamento entre as barracas e as pessoas e disponibilização de álcool em gel pelos feirantes. Não será permitido o consumo de alimentos no ambiente da feira. “Com essas medidas, o risco de contágio é reduzido”, explica Cerri. O município também está recomendando que pessoas com mais de 60 anos não trabalhem nas feiras.
As feiras livres são atividades importantes para grande quantidade de produtores e comerciantes do município. A feira de São Benedito reúne 42 barracas, a do Cervezão, 27, e a Feira Corujão, 98.