Município faz campanha para atender mais jovens, incluindo vacinação nas escolas estaduais.
Setembro é o mês de prevenção ao HPV e o município de Rio Claro mobiliza campanha preventiva para alertar sobre a importância da vacinação. O HPV é uma das principais causas do câncer de colo do útero e outros tipos de câncer e para que mais pessoas estejam protegidas, o Ministério da Saúde ampliou provisoriamente a faixa etária para a vacinação, estendida para meninos e meninas de 9 até 19 anos que ainda não foram imunizados.
A medida tem como objetivo resgatar adolescentes e jovens que não receberam a vacina no período indicado anteriormente, que era dos 9 aos 14 anos. Aproveitando essa ampliação, a Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro elaborou um plano de ação estratégico para garantir que o maior número possível de jovens seja vacinado. Entre as ações, está a presença de equipes de saúde em todas as escolas estaduais do município ao longo do mês.
“A vacina contra o HPV é uma das formas mais eficazes de prevenir o câncer de colo de útero, além de outros tipos de câncer relacionados ao vírus, como os de pênis, garganta e ânus. É fundamental que os jovens aproveitem essa oportunidade para se protegerem”, destaca Fabyolla Lourenço, que coordena a seção de imunização do município.
Além da vacina contra o HPV, a campanha de setembro também reforça a importância de manter em dia todas as vacinas do calendário nacional, especialmente entre crianças e adolescentes. A vacinação é uma das formas mais seguras e eficazes de prevenir doenças graves e salvar vidas. A Fundação Municipal de Saúde destaca que pais, responsáveis e os próprios jovens devem ficar atentos ao cronograma das visitas às escolas e também podem procurar as unidades de saúde para atualização da caderneta de vacinação.
Nesta semana, a campanha atenderá alunos das escolas estaduais Nelson Stroili, Zita de Godoy Camargo, Oscalia Correa Santos, Oscar de Almeida e Barão de Piracicaba.
As salas de vacinação de Rio Claro atendem de segunda a sexta-feira a partir das 7h30. Nas unidades dos bairros Mãe Preta, Bonsucesso e Terra Nova a vacinação vai até as 18h30, e nas demais unidades de saúde do município a vacinação se encerra às 16h30.